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Como Business Intelligence revoluciona o SCM?

O uso de ferramentas de Business Intelligence vai muito além do papel de reunir e reportar dados da operação para a tomada estratégica de decisões. Estas soluções já possuem recursos de inteligência capazes de otimizar diversas áreas do negócio, tornando a operação mais ágil e assertiva.

Áreas como a gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management), nas quais automação de processos e precisão nos dados fazem diferença, aproveitar os benefícios do BI pode gerar resultados significativos.
A análise é de Ana Thesing, CMO da BIMachine, empresa especializada em self-service BI.

“Sistemas de SCM podem ser bastante complexos, com diversos elementos rodando simultaneamente. Isso pode gerar silos de informação, o que torna difícil a captação e análise dos dados gerados”, afirma a executiva. “Ferramentas de Business Intelligence podem ajudar muito na coleta e cruzamento das informações, possibilitando uma visão holística das operações, entregando benefícios em praticamente todas os estágios da cadeia de produção e eficiência de custos para o negócio”, complementa.

A especialista lista três segmentos em que o BI integrado a soluções de SCM pode potencializar os ganhos de negócio.

Planejamento
O BI pode assumir um papel essencial no planejamento e gerenciamento das demandas, ajudando a determinar o volume de produção necessário para a empresa atingir seus objetivos comerciais.

“Analisando dados de mercado e do histórico da própria empresa, ferramentas de BI podem prever padrões de consumo dos clientes e assim ajudar a determinar os recursos necessários para atender à demanda”, comenta Ana.

Distribuição
Garantir que o produto chegue ao cliente com o nível de satisfação adequado é outro desafio constante das empresas.

Segundo a CMO, com soluções de Business Intelligence, é possível rastrear as frotas de distribuição e assegurar que elas estão atendendo os SLAs previstos. Caso existam problemas, o BI também pode identificar empecilhos externos (estradas ruins, mau tempo) afetando a qualidade das entregas de forma automatizada e sugerir melhorias para os tomadores de decisão.

Inventário
Ao incluir dados de inventário na estratégia de BI, empresas podem otimizar suas estratégias de vendas para aumentar o lucro.

Sistemas de inteligência de negócio podem ajudar empresas a mover seus estoques de forma mais eficiente, identificando oportunidades para a vendas destes itens de forma proativa. Isso também vale para a gestão de matérias-primas para a produção, tornando mais ágil a identificação e localização de itens, assim como o processo de reposição.

“Estes são apenas alguns dos cenários em que o Business Intelligence pode transformar a estratégia de supply chain de uma companhia. Com a estratégia adequada, composta por uma solução bem implementada e profissionais educados a trabalhar os insights apresentados pelo BI, fatores antes isolados na cadeia de produção podem ser transformados em ativos valiosos para a tomada de decisão e otimização de processos”, declara a executiva.

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