book_icon

Sua voz é a chave da sua casa: como a biometria de voz está transformando a experiência Smart Home?

Sua voz é a chave da sua casa: como a biometria de voz está transformando a experiência Smart Home?

O smart home, ou ‘casa inteligente’, está se tornando oficialmente inteligente. Estamos adentrando uma era em que sistemas e serviços domésticos fazem mais do que apenas obedecer simples comandos; eles também interagem em um diálogo inteligente para acomodar nossas necessidades. Então, o que mudou nesses últimos anos?

Na verdade, foi mais do que uma mudança. Aconteceu uma evolução. A inteligência artificial está sendo aplicada de maneiras inovadoras, que aprimoram a capacidades de um sistema, ou de um assistente virtual, de entender e atender às suas necessidades ao saber quem você é, aprendendo suas preferências o tempo todo. Por exemplo: saber qual playlist tocar na noite da pizza, ou acender as luzes por volta das 19h porque sabe que você normalmente chega em casa por volta desse horário. Tudo está sendo personalizado de acordo com o som da sua voz.

Smart home com inteligência artificial
Passamos muitas horas em casa e exatamente por isso, o smart home com inteligência artificial é a próxima etapa não apenas para os gigantes da tecnologia, mas também para os provedores de serviço de comunicação. As operadoras já estão presentes na sala de estar e qualquer outro espaço onde você assiste TV ou consome conteúdo.

O comando por voz já é bastante difundido, com os serviços a cabo habilitados por voz e controles remotos que tornam a busca e o acesso a programas, músicas, entre outros, mais fácil do que nunca. Essa experiência, combinada com maior personalização e interoperabilidade, transformará a experiência smart home.

A chave é criar um sistema que de fato conheça você e suas preferências em um ambiente que, geralmente, é compartilhado com outras pessoas – que também desejam uma experiência personalizada. É aí que a inteligência artificial combinada com a biometria de voz está se tornando um fator de mudança para a experiência smart home.

Biometria de voz
Todos temos uma impressão vocal exclusiva que pode ser usada de maneira intuitiva e simples nos sistemas inteligentes atuais para saber exatamente quem está falando com eles. A partir do momento em que sua impressão vocal é reconhecida, uma experiência personalizada começa.

Mais de 150 milhões de consumidores nos Estados Unidos já experimentam a simplicidade da biometria de voz para autenticação de sistemas bancários e outras aplicações, nas quais sua voz é literalmente a senha. No smart home essa simplicidade de engajamento significa que seu assistente está pronto para ajudar, desde o momento em que você diz “oi”. De acordo com a Opus Research, haverá mais de meio bilhão de impressões vocais realizando a autenticação dos consumidores por meio de várias aplicações e cenários até 2020.

A biometria de voz fornece uma interface para usuários de toda uma gama de serviços e segmentos e requer investimento mínimo de hardware. O estudo “Protegendo uma rede de Smart Home usando Biometria de Voz” propõe o uso da voz como a melhor escolha para autenticação, acima de todas as outras opções biométricas, para uma experiência hands-free e sem atritos.

Os casos de uso tradicionais por biometria de voz são, geralmente, solicitar que um assistente virtual toque uma música ou encontre algum conteúdo no ambiente smart home, ou que algum dispositivo conectado abra um aplicativo.

Mas sua impressão vocal pode ser também a chave da sua casa. Imagine que você está em frente à porta, as mãos ocupadas com sacolas de supermercado e você não consegue tirar as chaves do bolso.

Essa situação poderia ser diferente com um sistema de segurança inteligente. Você poderá simplesmente dizer: “Minha voz é minha senha” – e sua casa autenticará você e destrancará a porta. A partir daí, as luzes se acendem, a temperatura se ajusta ao seu nível de conforto preferido, e as notícias locais surgem para trazer as atualizações rapidamente ao seu dia.

Diferentes usos da autenticação por voz
A autenticação também é importante para a aquisição de produtos e serviços, uma vez que a biometria de voz pode garantir que realmente é você que está fazendo o pedido na loja e verificar rapidamente as informações do cartão crédito. As operadoras têm uma grande oportunidade de facilitar o gerenciamento e a solicitação de conteúdo e filmes por assinatura –um simples comando de voz verificado por uma impressão vocal pode confirmar que sim, você quer pagar R$20,00 pelo novo filme de super heróis que acabou de ser lançado OnDemand.

Ao receber uma mensagem de texto dos seus filhos, avisando que estão chegando em casa – com todo o time de futebol – basta dizer: “Casa, peça quatro pizzas grandes na minha pizzaria favorita”. Depois, complete o pedido com “Minha voz é minha senha” quando for pagar.

A biometria de voz integrada, como parte de uma experiência conversacional holística de IoT, simplificará o acesso à segurança doméstica e serviços de controle, dispositivos conectados seguros e acesso a dados, além de personalizar música, varejo, conteúdo e muito mais. Este nível de personalização cria a próxima fronteira do smart home, onde as pessoas podem interagir de forma simples e rápida com tudo.

Por André Andrade, General Manager LATAM e VP de vendas América do Norte para a divisão CSP da Nuance Communications.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.