book_icon

Guararapes implementa ferramenta de gestão logística e otimiza operações

Por meio da implementação do Carga Pontual, da Accellog, foi possível reduzir custos e agilizar as atividades na planta Caçador – SC.

Há mais de três décadas no mercado, a Guararapes fabrica painéis de compensados e de MDF, e é uma das maiores exportadoras de painéis da América Latina, operando com três unidades fabris localizadas em Caçador/SC (MDF), Palmas/PR (Compensados) e Santa Cecília/SC (Compensados). Atualmente exporta os painéis para mais de 50 países, com garantia de qualidade para atender os mais exigentes mercados e detém certificados como o selo FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal), destacando seu compromisso com o desenvolvimento responsável e ambientalmente correto.

A unidade localizada em Caçador, Santa Catarina, é responsável pela movimentação de toretes de madeira que são usados na fabricação de placas de MDF, utilizadas pela indústria moveleira para o mercado interno e 15% é destinado à exportação – principalmente para os Estados Unidos, União Europeia, Ásia e América Latina, com maior volume pelos portos de Itajaí – SC, Itapoá – SC e São Francisco do Sul – SC.

Pelo modal rodoviário, durante o processo de recebimento de cargas, cerca de 200 veículos abastecem a unidade todos os dias com matéria prima. Já na expedição para os clientes, os toretes transformados em placas de MDF expedem cerca de 60 caminhões.

Devido aos grandes volumes da operação, o desafio da Guararapes era gerenciar o fluxo de veículos para carga e descarga. A ausência de gerenciamento logístico deixava a empresa refém do ritmo dos fornecedores, que concentravam as entregas em períodos específicos do dia. Tanto a equipe responsável pela carga e descarga, quanto os equipamentos ficavam ociosos durante parte do dia. Sem contar as filas e o acúmulo de veículos no horário de pico, além de evitar sobretaxa nos fretes por conta do tempo perdido em espera, pois transportador parado na fila, geralmente transfere este custo.

Para otimizar as operações logísticas da unidade de Caçador, a área de TI da Guararapes, liderada por liderada por Jean Carlos Weishaupt, contratou a Accellog Global Technology (então sob o nome Strada Soluções) em janeiro de 2017, para implementar um sistema de software que integrasse fornecedores, transportadores, e clientes em um só lugar. Com a implementação do sistema Carga Pontual, foi possível controlar o fluxo de caminhões, eliminando filas, reduzindo custos com horas extras pagas aos funcionários que precisavam ficar além do expediente.

De acordo com Jean Carlos, a contratação do Carga Pontual se deu por se tratar de uma solução onde o agendamento da carga e descarga não centralizasse as atividades apenas na área de logística, já que essa atividade deveria ser de responsabilidade de vários setores da empresa e dos parceiros logísticos. A responsabilidade da Guararapes deveria terminar no controle da capacidade de carga e descarga, a partir desse ponto a responsabilidade do preenchimento das agendas disponíveis seria dos parceiros logísticos.

“Queríamos uma solução que não dependesse de nossa infraestrutura de hardware e legado de softwares de gestão, com rápida implementação, que fosse disponibilizada na nuvem, com pouca dependência da TI e que fosse gerenciada pelos gestores das áreas envolvidas no projeto. O portal deveria ser estendido até nossos parceiros logísticos e poucas soluções no mercado oferecem esses recursos, essa integração entre as áreas administrativas e os parceiros envolvidos no processo logístico”, explica Jean. “Procuramos referências em algumas grandes empresas que demandam uma forte estrutura logística e chegamos até a solução Carga Pontual. Foi um dos projetos mais rápidos que já liderei e o sucesso é mérito de todos, da Accellog e de nossos usuários que atuam em todas as fases desse controle”, finaliza o executivo.

O Carga Pontual proporciona um ambiente sincronizado e em conformidade com o funcionamento das mais variadas empresas, com status imediato de cada etapa do processo para todos os envolvidos.

Segundo Luciano João Perboni, supervisor de controladoria, “o acompanhamento logístico por meio de planilhas não estava sendo efetivo e o Carga Pontual só trouxe benefícios à empresa, melhorando o fluxo de veículos na unidade, diminuindo as reclamações por parte das transportadoras e caminhoneiros, além de melhorar os processos internos. Já implementado também o Carga Pontual na unidade de Santa Cecília – SC, onde também já temos reflexos positivos”.

A implementação bem-sucedida do Carga Pontual na Guararapes chamou atenção de outras grandes empresas, que foram conferir de perto todas as funcionalidades da solução, tornando a Guararapes uma referência em otimização logística.

Para Vagner Binatti Head of Supply Chain da Accellog Global Technology, o propósito da empresa é acelerar os processos logísticos do mundo. “O sucesso da implementação do Carga Pontual pela Guararapes em Caçador – que agora expande o uso para uma segunda unidade em Santa Cecília – nos deixa muito orgulhosos e demonstra que a solução traz benefícios não só para o processo logístico, mas também aumenta a competitividade das empresas. Queremos despertar o potencial competitivo da logística adequada em parceria com empresas de todo o país”, comenta Vagner.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.