book_icon

NETSCOUT destaca evolução das ameaças em escala internet

Relatório de Inteligência de Ameaças da NETSCOUT – com informações do sistema ATLAS – mostra atividade de estados-nação e combinação de ameaças em escala internet com campanhas de ataque direcionadas

A NETSCOUT SYSTEMS, INC., (NASDAQ: NTCT), um dos principais provedores de soluções para assegurar a continuidade e o desempenho dos serviços, segurança cibernética e análise de dados em ambientes empresariais, divulga seu Relatório de Inteligência de Ameaças 2018, oferecendo inteligência sobre ameaças na internet em escala global, acompanhada da análise do time de pesquisa em segurança da empresa. O relatório descreve as últimas tendências e atividades relativas às ameaças cibernéticas, desde a ação de grupos de ameaças persistentes avançadas (APT) ligados a estados-nação até operações de crimeware e campanhas de ataque de negação de serviço (DDoS – Distributed Denial of Service).

“O ATLAS® é um projeto colaborativo reunindo centenas de clientes provedores de serviços, que concordaram em compartilhar dados de tráfego anonimizados equivalentes a aproximadamente um terço de todo o tráfego da internet. A partir dessa perspectiva, única no mercado, a NETSCOUT se encontra em posição privilegiada para oferecer informações sobre ataques DDoS, famílias de malware e botnets que ameaçam a infraestrutura da internet e a disponibilidade de redes”, diz Hardik Modi, diretor sênior para inteligência de ameaças da NETSCOUT. Ele comenta que “o relatório mostra claramente a tendência de uma utilização cada vez maior de ameaças em escala internet, como o NotPetya, para campanhas segmentadas e altamente seletivas”.

“A NETSCOUT coleta informações exclusivas sobre o cenário global de ameaças por meio de sua infraestrutura ATLAS. Embora seja mais conhecida pela defesa contra os ataques DDoS, a empresa criou uma organização de pesquisa de segurança impressionante, que estuda com profundidade as campanhas de malware e botnets em nível global, mostrando o contexto necessário para a compreensão do ambiente geral de ameaças. Ao estudar infraestrutura, comando e controle, conseguem trazer diretamente da fonte grande parte da inteligência que reúnem”, afirma Rob Ayoub, diretor de pesquisa do programa Security Products da IDC.

DESTAQUES DO RELATÓRIO:

Grupos ativos em APT expandem seu escopo de atuação
Atividades patrocinadas por Estados se desenvolveram a ponto de descobrirem-se regularmente campanhas patrocinadas por um grupo crescente de nações. Os grupos que lançam essas ações também estão usando intrusões na escala da internet, como NotPetya, CCleaner, VPNFilter, para campanhas direcionadas e altamente seletivas.

Atores do crimeware diversificam métodos de ataque
Inspirados no ataque WannaCry, de 2017, os principais grupos voltados ao crimeware estão adotando métodos de autopropagação que permitem ao malware espalhar-se de maneira mais rápida e fácil. Eles também estão intensificando o foco na mineração por criptomoeda.

Ataques DDoS aumentam em volume
O DDoS entrou na era dos terabits em 2018, e a NETSCOUT Arbor mitigou com sucesso o maior ataque de DDoS já registrado, de 1,7 Tbps. No primeiro semestre de 2018, houve em todo o mundo 47 ataques DDoS superiores a 300Gbps, contra apenas sete durante o mesmo período em 2017. A região Ásia-Pacífico foi a mais visada, com 35 ataques superiores a 300Gbps contra apenas cinco durante o mesmo período de 2017.

Sobre a NETSCOUT
A NETSCOUT SYSTEMS, INC. (NASDAQ: NTCT) protege empresas contra todas as interrupções em seus serviços digitais, seja em termos de disponibilidade, desempenho ou segurança. Nossa liderança no mercado e em tecnologia resulta da combinação de nossa patenteada tecnologia smart data com a análise inteligente de dados. Fornecemos as ferramentas de tempo real, visibilidade e insights de que os clientes precisam para acelerar e proteger a sua transformação digital. Nossa abordagem transforma o modo como as organizações planejam, entregam, integram, testam e implantam serviços e aplicativos. Nossas soluções de garantia de serviço nGenius oferecem análise contextual e em tempo real do desempenho de serviços, de redes e de aplicativos. As soluções de segurança da Arbor protegem contra os ataques DDoS que ameaçam a disponibilidade e contra ameaças avançadas que invadem redes para roubar ativos críticos para os negócios.

Para saber mais sobre o melhor desempenho de serviços, redes e aplicativos em data centers (físicos e virtuais) ou na nuvem; e, ainda, como as soluções de performance e segurança da NETSCOUT, criadas a partir da inteligência de serviços, podem ajudá-lo a desenvolver seus negócios, acesse www.netscout.com ou siga @NETSCOUT e @ArborNetworks no Twitter, no Facebook ou no LinkedIn.

Mais informações para a imprensa:
SHEDI – Silvia Helena Editora
Silvia Helena Rodrigues – [email protected]
Tel.: (21) 2220-9311 / (11) 2626-1940 / (11) 94513-6987

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.