Desde que assumiu a operação da alemã Comparex, em abril de 2017, Otávio Argenton traçou uma estratégia para se diferenciar dos demais 13 concorrentes locais de Microsoft. A empresa, que no Brasil nasceu a partir de um spinoff da integradora 2S, passou a atuar como uma empresa de serviços e consultoria que vende licenciamento e não somente uma revendedora de produtos.
Otávio está à frente da Comparex desde abril de 2017. O posicionamento diferenciado foi adotado, a princípio, para ter uma maior proximidade com o cliente, mas fez sucesso e passou a ser adotado por outras filiais da companhia pelo mundo, como é o caso de Holanda, EUA e Canadá. “Na virada deste ano virou estratégia global”, diz o executivo.
Com a exportação do modelo, Argenton destaca que a filial brasileira passou a ter destaque na estratégia da companhia, tomando o lugar da Holanda, que antes dividia com a Alemanha o posto de principais mercados para a Comparex. Com isso, além de serviços gerenciados envolvendo produtos da MS, a companhia passou a exportar talentos e também parceiros. “Quando identificamos uma oportunidade fora, levamos o parceiro que está mais habilitado para tocar”, diz.
Atualmente, a empresa vislumbra um crescimento exponencial de faturamento. Foi um salto de R$ 17 milhões, em 2014, para R$ 120 milhões em 2017, segundo o executivo. A estratégia tem como base a atuação do canal e, para isso, o investimento contempla o crescimento da rede de parceiros.
Com forte presença na Europa e Ásia, passou a atuar nos Estados Unidos, Canadá, México e Brasil a partir de 2014. No caso do Brasil, a empresa nasceu de uma spinff da integradora 2S, com a compra da área de TI pela empresa alemã. A atuação em território brasileiro é feita diretamente nos oito estados em que possui presença e via 100 parceiros. No caso da venda indireta, a Comparex valoriza a inclusão de novas tecnologias para aumentar o valor agregado dos projetos.
“Normalmente são empresas startups e desenvolvedores que trazem tecnologias ou aplicações que complementam a nossa oferta”, explica. Nos dois modelos, a empresa tem a oferta de consultoria e cross-selling, o que implica não só na jornada para a nuvem, mas na administração do ativo também.
Com cerca de 1 mil clientes das verticais de varejo, saúde e finanças, a Comparex quer aumentar a sua base de parceiros em até 50% para incluir na sua lista os mercados de agro e indústria. Entre os objetivos, a empresa traçou um plano de dobrar de tamanho em dois anos.
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