Por Rafael Albuquerque*
Na era da conectividade, ter as informações certas em mãos chega a ser tão importante para as empresas quanto prestar um bom serviço aos clientes. Hoje, todas decisões estratégicas devem ser fundamentadas em dados coletados nas interações com seus clientes e parceiros. O problema é quando eles estão desatualizados ou, pior, errados – resultando em um grave contratempo para as corporações em um cenário de retração econômica e intensa competitividade.
Uma pesquisa conduzida pela consultoria Gartner mostra que a baixa qualidade dos dados nos ambientes corporativos gera uma despesa que ultrapassou US$ 15 milhões em 2017. Isso decorre porque a grande maioria não consegue avaliar o impacto financeiro que informações incorretas na base podem ocasionar – 60% das empresas admitiram essa falha.
A utilização de informações assertivas e de qualidade sobre seus clientes é fundamental para o sucesso das empresas em qualquer setor. Com os dados corretos é possível realizar a divulgação adequada de serviços ou produtos, ações de cobrança ou de comunicação, campanhas personalizadas de marketing, entre outras opções que proporcionam uma maior interação entre sua marca e seu público-alvo. Resumindo: manter uma base de dados rica e tratada representa criar um canal de comunicação eficiente entre a organização e seus stakeholders.
Entre os principais problemas enfrentados na base de dados estão as informações duplicadas, ou seja, o mesmo conteúdo replicado em diferentes arquivos, a falta de alguns elementos necessários ou até a ausência de padronização na inclusão desses documentos na plataforma. Fazer essas correções manualmente demanda tempo e é mais suscetível a erros. A alternativa é contratar soluções de higienização, que consigam sistematizar, padronizar e organizar os bancos de dados.
Assim, é possível validar informações importantes como CNPJ, Inscrição Estadual, número de funcionários, entre outros pontos a. É um processo que deve se tornar um hábito dentro da organização. Quanto mais frequente for essa higienização, melhor será a qualidade e a segurança dos dados. As informações estarão sempre atualizadas, com fácil acesso e à disposição dos profissionais quando eles necessitarem.
Em um mundo onde a quantidade de informações cresce de forma exponencial, manter seus dados atualizados e com valor agregado é um primeiro passo essencial para a empresa que deseja crescer e se destacar em seu setor. Não dá mais para perder tempo atualizando sua base apenas quando precisar de um determinado conteúdo. A velocidade necessária para a tomada de decisões caminha lado a lado com a qualidade dos elementos que irá embasar o plano de ação do negócio.
*Rafael Albuquerque é CEO da Unitfour, empresa brasileira referência em fornecimento de dados para as áreas de cobrança, call centers, risco, crédito, antifraude, CRM e marketing.
Sobre a UnitFour:
Criada em 2007, a UnitFour é referência como empresa brasileira fornecedora de dados para as áreas de cobrança, call centers, risco, crédito, antifraude, CRM e marketing. Com 5 mil clientes atendidos, entre grandes bancos, fintechs, operadoras de telefonia e empresas de prevenção à fraude no e-commerce, a UnitFour conta com uma das bases mais completas do mercado, com mais de 208 milhões de CPFs e 30 milhões de CNPJs cadastrados. Faz parte da Associação Brasileira de O2O. Mais informações no site: www.unitfour.com.br
Informações à imprensa:
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Tel: 11 3254-6464
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