book_icon

Especialista em compliance e ética Integrow é certificada como Empresa B

Especialista em compliance e ética Integrow  é certificada como Empresa B

A Integrow, empresa especializada em diagnóstico e implantação de programas de compliance e ética empresarial, recebeu a Certificação de Empresa B. A certificação é concedida a organizações que comprovam seu engajamento no desenvolvimento sustentável não apenas de seu negócio, mas da sociedade como um todo, observando aspectos econômicos, sociais e ambientais. A acreditação é realizada pela Sistema B, representante no Brasil da B Lab, organização sem fins lucrativos que promove um movimento mundial de pessoas e empresas que utilizam seus negócios para promover o desenvolvimento socioambiental, conquistando, assim, prosperidade compartilhada e duradoura. O reconhecimento é obtido mediante a uma rigorosa auditoria, incluindo a verificação de 180 indicadores, desde aspectos sustentáveis do escritório, passando pelo tratamento aos colaboradores, até práticas de gestão.

A CEO da Integrow, Maria Fernanda Teixeira, ressalta que “desde nossa origem, a missão da Integrow é promover o desenvolvimento da sociedade, sendo a promoção do compliance e da ética empresarial entre as companhias a nossa ferramenta. Vamos além de regras, mecanismos de monitoramento e formalidades, de forma a desenvolver nas empresas um ambiente de confiança propício ao aprimoramento humano e ao atendimento sustentável das necessidades da sociedade. Ou seja, há uma identidade muita clara entre a Integrow e o Sistema B”.

Atualmente, o Sistema B reúne mais de 2 mil empresas em 50 Países. No Brasil, são 110 empresas acreditadas, incluindo marcas reconhecidas como a Natura, Unilever, Ben&Jerry’s e Mãe Terra, com um faturamento somado superior a R$ 8 bilhões. Para ingressar neste movimento, a Integrow, durante 1 ano, passou por quatro etapas: Avaliação de Impacto B Preliminar (realizada pela própria empresa requerente), Reunião Inicial com a equipe da B Lab (para analisar o diagnóstico inicial), Apresentação de Documentação (comprovando as práticas adotadas) e Divulgação Completa do Questionário (incluindo agora até aspectos sigilosos). Após esse procedimento, o requerimento é submetido à aprovação do Conselho Consultivo de Normas e o Conselho de Administração da B Lab no Brasil.

A Integrow se destacou neste processo, ficando entre as 15 melhores notas já registradas no Brasil. Os aspectos mais bem avaliados foram engajamento cívico e ações de responsabilidade social e ambiental. Formada por profissionais com mais de 25 anos de experiência na área, a Integrow se especializou em diagnóstico, implantação e gerenciamento de programas de Governança Corporativa, Ética Empresarial e Compliance em empresas de portes e mercados variados. Sua atuação se destaca pelo enfoque prático na avaliação de riscos, criação de grupos para discussão de dilemas éticos e recepção de denuncias, mitigação de gaps entre as normas e o que é efetivamente aplicado e o desenho de ações que proporcionem a consolidação de uma cultura ética e de confiança entre os stakeholders.

“Toda a crise que estamos enfrentando deixou claro que nosso problema não são as leis. O Brasil tem um arcabouço legal e regulatório robusto, comparável ao dos países desenvolvidos, o que falta é a sua internalização em toda a cadeia decisória da empresa”, afirma Helena Vasconcellos, advogada especialista em compliance da Integrow.

Para gerir todos esses processos, a Integrow desenvolveu uma plataforma de TI própria focada em questões de ética e compliance. Atualmente, a Integrow conta com uma equipe de cerca de 30 profissionais, atendendo cerca de 20 clientes das áreas financeira, construção civil, tecnologia, consumo, alimentação, logística, óleo e gás, dentre outras.

“A ética e o compliance não são contra os negócios. Antes de tudo, são o sustentáculo, a base firme sobre a qual as atividades da empresa acontecem. Agindo desta forma, além de maior perenidade e menores riscos, as empresas contribuem com a consolidação de um mercado também ético que, em última instância, também contribui com a sociedade. É o movimento das Empresas B em seu aspecto mais fundamental”, conclui Maria Fernanda Teixeira.

Sobre a Integrow
A Integrow – beyond the numbers é uma empresa especializada nas áreas de Governança Corporativa, Gestão de Riscos, Compliance e Ética (GRC+E). A empresa conta com a experiência de mais de 25 anos de seu corpo consultivo no desenvolvimento de programas e projetos de integridade e alinhamento da cultura organizacional. A Integrow já nasceu como uma empresa B (B Corp), ou seja, com o propósito de contribuir para uma sociedade ética por meio da transformação do indivíduo e da cultura das organizações privadas e públicas. Seus clientes são empresas das áreas Financeira, Consumo, Construção Civil, Petroquímica, Logística, Farmacêutica, Têxtil, Varejo, entre outras.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.