book_icon

Rodovia Presidente Dutra recebe 6 estações de recarga de carro elétrico

Segundo a ABDI, o corredor é o maior da América Latina e resolve problema de autonomia
Rodovia Presidente Dutra recebe 6 estações de recarga de carro elétrico

Uma rede de postos de recarga para veículos elétricos no trajeto Rio de Janeiro – São Paulo começou a operar nessa semana. Agora, os proprietários deste tipo de carro poderão fazer o percurso de 430 quilômetros entre as duas cidades mais populosas do Brasil utilizando apenas energia elétrica. Ao longo da Rodovia Presidente Dutra foram instaladas seis estações de recarga, localizadas em postos de combustível.

“Um dos maiores tabus em relação aos carros elétricos é justamente a autonomia. Com o aumento da infraestrutura para o abastecimento de forma rápida nas estradas, esse problema não existirá mais”, Guto Ferreira

Até dois carros poderão recarregar ao mesmo tempo, sem custo em um primeiro momento. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou recentemente uma regulação para o segmento, que prevê a livre negociação de preços para as recargas. No caso da via Dutra, as empresas ainda vão discutir uma possível cobrança em 2019.

Para Guto Ferreira, Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), esta iniciativa chancela a mobilidade elétrica no país. “Um dos maiores tabus em relação aos carros elétricos é justamente a autonomia. Com o aumento da infraestrutura para o abastecimento de forma rápida nas estradas, esse problema não existirá mais”.

A distância máxima entre as estações de recarga é de 122 quilômetros na via Dutra. Atualmente, os carros elétricos conseguem percorrer distância de 160 a 300 quilômetros com apenas uma carga. O tempo estimado de abastecimento é de 25 minutos para completar 80% do “tanque”.

Segundo um estudo realizado pela BMW, cerca de 95% das pessoas rodam até 45 quilômetros por dia.  O presidente da ABDI, Guto Ferreira, aponta que a medida pode aumentar as vendas de veículos movidos a eletricidade.  Enquanto a gasolina consegue transformar apenas 18% do combustível em movimento, no elétrico 90% da energia que entra é revertida para este fim. Além disso, o veículo elétrico gasta cerca de R$ 0,07 por quilômetro, enquanto o litro de gasolina custa em média R$ 4,50.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.