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Serasa Experian lança ferramenta gratuita de login online com certificado digital

Objetivo é tornar a identificação do usuário mais segura em sites que possuam área logada, como os ecommerces
Serasa Experian lança ferramenta gratuita de login online com certificado digital

certificado digitalEmpresas de comércio eletrônico ou outros tipos de companhias que possuem sites com área logada passam a contar, a partir de hoje, com uma ferramenta de login seguro na internet para seus clientes. Chamado de Identific, o novo produto da Serasa Experian possibilita a identificação dos usuários (consumidores ou empresas) no ambiente digital por meio dos certificados digitais e-CPF, e-CNPJ e NF-e, apenas com a inclusão da senha “pin”, que tem de 4 a 15 caracteres.

“O certificado digital é, hoje, a melhor opção para identificação segura no ambiente digital”, Maurício Balassiano

A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Por isso, dá mais segurança aos processos de login na internet, diferente de outros métodos que utilizam apenas login e senha, ou logins de redes sociais.

“O certificado digital é, hoje, a melhor opção para identificação segura no ambiente digital, por isso a Serasa Experian trouxe essa inovação para seu portfólio de produtos”, afirma Maurício Balassiano, diretor de certificação digital da Serasa Experian. “Com o Identific, as empresas terão certeza de quem está se logando em seus sites já passou por um processo de identificação”, diz.

Para emitir o certificado digital, pessoas e empresas devem fornecer documentos (como RG, CPF e comprovante de residência), que passam por uma checagem, e comparecer a um posto de emissão da autoridade certificadora para validação presencial da identidade digital. Por conta do processo rigoroso, dados do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) mostram que 0,0038% do total de certificados emitidos em 2017 irregulares, e todos foram revogados.

A segurança do certificado digital é garantida por conta da criptografia utilizada, que é a do tipo assimétrica. Em outras palavras, os certificados digitais emitidos na ICP-Brasil possuem duas chaves, uma pública e outra privada. Essa informação não é gravada nos certificados, restando apenas ao seu proprietário o conhecimento da mesma.

Os usuários dos certificados digitais e-CPF, e-CNPJ e NF-e não pagam nada para utilizar o Identific. As empresas que quiserem disponibilizar esta forma segura de login em seus sites também podem fazer a instalação de forma gratuita com apenas três cliques no endereço www.serasaidentific.com.br.

Veja os principais benefícios listados abaixo:

 Rapidez: o Identific substitui os processos tradicionais de login, em que o usuário precisa preencher todos os seus dados pessoais, pela inclusão da senha “pin” do certificado digital. Automaticamente, os dados são inseridos no cadastro (nome, CPF, endereço e email, no caso de pessoa física).

 Comodidade e praticidade: uso de um mesmo login para todos os sites, com certificado digital, apenas utilizando a senha “pin”. Assim, não há necessidade de criar um login e senha diferente para cada site.

 Segurança: com este tipo de login, as empresas sabem que quem está acessando seu ambiente digital ou comprando em seu ecommerce já passou por um processo de identificação presencial confiável.

 Fim do fake: não existe um certificado digital com perfil fake, seja ele de consumidor ou empresa, como acontece nas redes sociais.

 Sem chargeback: com a utilização do identific no ecommerce, as varejistas eliminam a necessidade de chargeback, que é o cancelamento feito pela administradora do cartão quando não há reconhecimento da compra pelo consumidor. Ao utilizar o serviço de login e se autenticar com o certificado digital, que tem validade jurídica, o usuário assume a responsabilidade.

 Menos abandono de carrinho: Pesquisas mostram que uma das principais razões do abandono de carrinho são os formulários extensos de cadastro. Por conta da comodidade de não solicitar o preenchimento de dados cadastrais, o Identific agiliza todo o processo de compra e, assim, diminui a taxa de abandono de carrinhos no ecommerce.

 Credibilidade: a Serasa Experian foi a Primeira Autoridade Certificadora (AC) homologada no país e tem vasta expertise no segmento de certificação digital, além de possuir 50 anos de mercado no Brasil. Um login com a marca Serasa dá mais credibilidade aos sites.

Certificação Digital

A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no país pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil), vinculada à Casa Civil da Presidência da República. Tem validade jurídica e confere aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio.

A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para a desmaterialização dos processos, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos.

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