book_icon

Fibras ópticas com base 8: uma ideia com poder para revolucionar os datacenters

Por Gilberto Gonzaga, engenheiro de vendas da Corning para América Latina e Caribe

Em um passado nem tão distante, datacenters comportavam todas as demandas do mundo informacional com uma necessidade de transmissão relativamente baixa, de até 1 GB por segundo. Há cerca de dez anos, com a explosão do envio de dados, esse volume saltou para até 10 GB, uma velocidade que passou a exigir uma nova estrutura nas redes de fibra óptica.

Para facilitar a compreensão, podemos fazer analogia com uma estrada: imagine que os dados são carros e os antigos cabos funcionam como rodovias de mão dupla (um sentido para ir e outro para voltar). Com baixa necessidade de transmissão, era possível manter todas as operações dessa forma. No entanto, à medida em que o fluxo aumentou exponencialmente (por fatores como o aumento de páginas na internet, a popularização dos serviços de streaming, a maior migração de dados para nuvens, etc.), os datacenters logo precisaram se transformar diante de suas limitações.
Assim, foi criado o sistema “duplex” (ou duas fibras), que trouxe “vias paralelas”. Dentro da mesma metáfora, a rodovia de mão dupla ganhou “estrada secundárias”, pistas afluentes à principal que aumentaram o tamanho para vazão dos dados. Essa solução foi ampliada gradativamente até a chegada dos cabos de 12 fibras.

O cabo de 12 fibras se popularizou, e, com o desenvolvimento de novos switches, foram criados vários protocolos com transmissão em velocidades como 10 GB, 40 GB e até 200 GB por segundo. Um problema, porém, impede o máximo aproveitamento desse modelo: enquanto ele se encaixa perfeitamente em bases com 12 ou 24 fibras paralelas, há dificuldade para instalá-lo em sistemas de base 20.

A saída mais comum para essa complicação passou a ser inutilizar certas fibras ou entrar na rede com módulos capazes de realizar conversões de uma base para a outra. Porém, ao acrescentar novos elementos, naturalmente há um custo e redução da capacidade máxima que a instalação pode atingir – aquilo que, em termos técnicos, chamamos de atenuação.

Para encerrar essa dificuldade e otimizar a utilização dos cabos multifibra em datacenters, foi criada recentemente a fibra de base 8, adaptável a todos os conectores quando utilizada em conjunto com a base 2. Com ela, passa a ser possível garantir o aproveitamento de 100% das fibras em uma instalação e alcançar velocidades de até 400 GB (ou seja, o dobro dos 200 GB hoje possíveis nos datacenters mais capacitados).

É a flexibilidade a serviço da velocidade. Datacenters em todo o mundo já começam a se preparar para o futuro utilizando a base 8, cientes de que a demanda para o fluxo de dados seguirá em constante evolução. Graças a ela poderemos avançar muito mais rapidamente em um mundo cada vez mais conectado (e repleto de dados).

Sobre a Corning Incorporated
A Corning (www.corning.com) é uma das líderes mundiais em inovação na ciência dos materiais. Por mais de 160 anos, aplicou sua experiência inigualável em vidros especiais, cerâmica e física ótica para desenvolver produtos que têm criado novas indústrias e transformado a vida das pessoas. O sucesso da companhia se deve a um investimento contínuo em Pesquisa & Desenvolvimento, uma combinação única de materiais e inovação de processos e uma estreita colaboração com os clientes para resolver os desafios da tecnologia. As áreas de atuação e negócios da Corning estão em constante expansão. Atualmente, os produtos da empresa capacitam diversas indústrias, tais como eletrônicos para consumidor final, telecomunicações, transporte e life sciences. O portfólio conta com vidro resistente para smartphones e tablets; vidro de precisão para telas de última geração; fibra ótica, tecnologias sem fio e soluções de conectividade para redes de comunicação de alta velocidade; produtos confiáveis que aceleram a descoberta de medicamentos e fabricação e soluções de controle de emissões para carros, caminhões e veículos off-road.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.