book_icon

Plataformas de transformação de negócios, a nova face da revolução digital

Os investimentos em sistemas cognitivos crescem ao mesmo tempo em que aumenta a necessidade de todas as empresas de interpretarem seus dados e transformá-los em informações úteis para alavancar negócios. De acordo com as previsões publicadas pelo IDC, os sistemas cognitivos mundiais, análise de conteúdo e o mercado de softwares preditivos irão movimentar mais de  US$ 10 bilhões até 2020.Como tendência mundial, as decisões de negócios devem ser quase necessariamente  apoiadas por esses sistemas que têm a capacidade de processar grandes volumes de informação e fazer previsões sobre resultados viáveis mesmo em cenários  complexos ou inacessíveis ao alcance humano.

Tecnologias que usam inteligência artificial são ferramentas essenciais para melhorar a competitividade das organizações, em especial por terem capacidade de aprender e executar operações simultâneas que geram recomendações em tempo real aos usuários; acumulam dados que,  trabalhados por algoritmos complexos,  fornecem respostas de negócios baseadas nas informações históricas e o fluxo de dados mais atualizado.A transformação digital chegou há alguns anos com a digitalização de processos e criação de novos modelos de negócios. Sua evolução é impar. No entanto, para o negócio, a tecnologia por si só nunca foi o suficiente. Os empresários ainda  questionam sua relevância e impacto no retorno sobre investimento (ROI).

A boa nova é que o progresso tecnológico e melhoria de sistemas apresentam uma alternativa de solução que tem benefícios tangíveis desde o início, cuja praticidade  operacional convence até os mais  céticos sobre os benefícios da digitalização. Trata-se do surgimento das plataformas de transformação. Uma plataforma de transformação é um conjunto de soluções básicas que um provedor oferece aos seus clientes através de uma única solução que roda em nuvem, com total  segurança e acesso apenas para  usuários autorizados. Essas plataformas são viáveis para qualquer empresa. Permitem analisar informações e detectar anomalias em processos em toda a cadeia de valor.

Tecnologias como  Big Data, Advanced Analytics, Intelligence Artificial, Machine Learning e Process Intelligence  interagem para gerar análises preditivas,  modelos de risco, venda cruzada, antecipar o comportamento dos clientes para determinar padrões de consumo,  pagamento,  ou identificação de gargalos nos processos das organizações; bem como gerar métricas dentro de qualquer área como produção, finanças, recursos humanos, marketing, logística ou distribuição.

Entre  os benefícios das plataformas de transformação, os serviços que são terceirizados  trazem uma série de corte de custos. As empresas não precisam mais optar por  financiamento oneroso ou investir mais em infra-estrutura que carrega um custo de propriedade,  tais como: despesas operacionais, manutenção e monitoramento. Assim como reduz despesa com atualizações de software. As plataformas permitem maior mobilidade ao usuário poder se conectar ao sistema de qualquer dispositivo autorizado. Eles também fornecem flexibilidade para expandir serviços, de forma mais flexível e eficiente:  a empresa paga apenas  pelo que usa. E se a operação cresce ou há picos de demanda, pode contratar serviços adicionais nos períodos que precisar.

Uma  plataformas de transformação completa deve congregar ferramentas automatizadas de mineração de processos, análise preditiva e algoritmos de Data Science para entender o comportamento real dos processos, detectar  deficiências e, sobretudo,  transformar dados em informações, analisando-os e prevendo cenários de negócios, com o objetivo de obter uma visão única, transparente e completa da organização – incluindo previsões históricas e futuras – para ajudar os gestores a tomar as melhores decisões para a sua empresa.

*Fabio Sanches é executivo sênior de Transformação Digital do gA

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.