book_icon

Exposição vira experiência imersiva em Realidade Virtual

The Art of Burning Man, do Smithsonian, está em cartaz na Renwick Gallery
Exposição vira experiência imersiva em Realidade Virtual

A exposição “No Spectators: The Art of Burning Man”, do Smithsonian American Art Museum (SAAM), virou uma experiência imersiva em Realidade Virtual disponível na plataforma de conteúdo em VR Sansar. O museu e a Intel anunciaram recentemente uma parceria para tornar grandes obras de arte mais acessíveis e interativas por meio da realidade virtual e este é mais um resultado deste trabalho conjunto.

A mostra, que reúne o espírito da criatividade e da comunidade, foi digitalizada em um trabalho cuidadoso de leitura a laser e fotogrametria

O Smithsonian pretende, com a parceria, ampliar o alcance de suas coleções para um bilhão de pessoas em cinco anos. Isso significa tornar as obras de seus museus disponíveis ao público por meio de uma ampla variedade de mídias, incluindo as de imersão como a realidade virtual – uma especialidade da Sansar e importante área de inovação da Intel.

Graças à avançada tecnologia de processamento de dados da Intel e à plataforma de RV social da Sansar, o Smithsonian foi capaz de acelerar as iniciativas de captura 3D digital, preservação e distribuição das obras de suas coleções para que estudantes, educadores e o público em geral possam acessar e se envolver virtualmente com as coleções do museu a partir de qualquer lugar do mundo. Trata-se de um tipo inteiramente novo de experiência e da certeza de transformar todos os aspectos dos negócios relacionados a museus — desde a criação até o uso de conteúdo educacional.

“Com as tecnologias Intel, artistas podem divulgar seus trabalhos em outros formatos; museus e galerias têm outras maneiras para atingir seus objetivos e aspirações. As tecnologias de imersão como a realidade virtual possibilitam novas e interessantes experiências no mundo da arte. Por exemplo, o público agora pode conferir a exposição “No Spectators” sem sair de casa. Sem os processadores de alto desempenho da Intel, essa experiência não seria possível”, afirma Raj Puran, diretor de desenvolvimento de negócios para a área de tecnologias de imersão da Intel.

O primeiro trabalho da parceria com o Smithsonian é a exposição “No Spectators: The Art of Burning Man”, em cartaz na Renwick Gallery. A mostra, que reúne o espírito da criatividade e da comunidade, foi digitalizada em um trabalho cuidadoso de leitura a laser e fotogrametria. A partir de hoje, qualquer pessoa com acesso ao Sansar poderá visualizar e interagir virtualmente com a coleção na íntegra, como se estivesse na galeria.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.