book_icon

Resource IT investe em solução antifraude para setor de Seguros

Resource IT investe em solução antifraude  para setor de Seguros

Tecnologia analisa histórico dos clientes para indicar possíveis fraudes

Para apoiar seguradoras na identificação e combate a golpes de todas as espécies envolvendo sinistros, a Resource IT, uma das principais multinacionais brasileiras de serviços de consultoria, TI e Integração Digital, anuncia a solução SAS Fraud Framework for Insurance para prevenção e combate a eventuais fraudes no segmento de seguros. O programa foi desenvolvido em parceria com o SAS, líder global em Analytics.
“Escolhemos uma solução inteligente que auxilia as seguradoras a identificarem supostas fraudes, com veracidade e agilidade”, diz Paulo Watanave, Gerente Operacional da Resource IT. Segundo o executivo, a análise pode ser feita em tempo real para validar se o caso pode ou não ser considerado um golpe. “A nova ferramenta é única no mercado porque reúne expertises da Resource e do SAS em um único produto”, diz ele.
A tecnologia foi desenvolvida para permitir a Transformação Digital no setor de seguros. Ela usa recursos Analíticos para agilizar o trabalho das seguradoras e melhorar o atendimento aos clientes que desejam ter seus carros consertados com agilidade, além de detectar mais rapidamente possíveis situações irregulares ou golpes.
A solução deve ainda impulsionar as vendas, uma vez que o índice de fraudes cometidas nesse tipo de mercado ainda é significativo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg), os sinistros registrados por companhias de seguros somam mais de R$ 28 bilhões ao ano. Desse total, R$ 3,5 bilhões (11,8%) corresponderam a sinistros suspeitos e são classificados como tentativas de fraude.
Segurança em tempo real
Baseada no formato score model que ¬calcula a possibilidade de golpe, a oferta chega ao mercado para alertar, em instantes, os riscos aos quais as seguradoras estão expostas. A plataforma oferece, portanto, respostas on-line e permite análises mais detalhadas das possíveis regras que podem ter sido violadas. Outras técnicas de avaliação também são utilizadas, como análise de perfil e histórico do cliente, verificação de regras de negociação, detecção de anomalias, modelagem preditiva, pesquisas em bancos de dados, análise de links e o cruzamento de informações.
Comparado com os métodos manuais tradicionais de apuração, a solução permite que as seguradoras detectem com muito mais agilidade todas as situações que são suspeitas. A ferramenta cruza os dados e conclui estatisticamente se os segurados devem realmente serem ressarcidos pelos incidentes, ou se os relatos têm indícios de serem golpe.
“Com a implementação da solução, as seguradoras conseguem dedicar 80% do tempo de seus profissionais para atividades estratégicas, demandando apenas 20% do tempo para validação dos alertas indicados pelo sistema da Resource”, afirma Watanave, destacando que sem a ferramenta os analistas de seguros não conseguem utilizar seu tempo de forma mais produtiva.
O SAS Fraud Framework for Insurance utiliza uma abordagem híbrida, que identifica padrões de descrições e semânticas do segurado. Baseado nos casos previamente registrados no sistema, são gerados modelos estatísticos avançados para prever, com uso de Inteligência Artificial, as ocorrências com maior propensão de serem fraudes. A solução é baseada em nuvem e pode ser utilizada conforme necessidades específicas de cada seguradora.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.