book_icon

Mitos e verdades sobre carros elétricos

Saiba se é poluente ou não, se sua bateria é durável, se consomem mais ou menos na lista preparada pela Carro Aluguel
Mitos e verdades sobre carros elétricos

Os carros elétricos já são realidade em muitos países. Por aqui ainda estão chegando no mercado de forma discreta, mas também têm o seu lugar. Até agora existem muitas dúvidas e informações desencontradas.

O incentivo fiscal ainda é baixo frente a outros países, o que torna os preços mais elevados

Se é poluente ou não, se sua bateria é durável, se ”consomem” mais ou menos. Para sanar algumas dessas dúvidas, o Carro Aluguel separou um guia com 6 MITOS e VERDADES sobre os carros elétricos. Confira!

#1 MITO

FICAM SEM BATERIA RAPIDAMENTE.

Os carros elétricos, ou híbridos, podem ser movidos a eletricidade. Em média, a bateria de um híbrido dura 10 anos. Já em termos de autonomia da bateria, a maioria dos carros elétricos atuais, híbridos ou não, percorrem em média 200km por uma carga completa, que muitas vezes é o suficiente por mais de um dia.

#2 VERDADE

BAIXA AUTONOMIA E PREÇOS ALTOS.

Em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, o governo oferece algum subsídio para compra de carros elétricos. Entretanto, sem os subsídios realmente acaba sendo mais caro comprar um elétrico, já que custa quase o mesmo preço que um top de linha. No Brasil, a situação é ainda pior pela falta de popularização desse tipo de veículo.

#3 MITO

AS PESSOAS PREFEREM CONDUZIR OS CARROS COMUNS.

Isso não é verdade. Um dos fatos que faz com que muita gente queira um carro elétrico é por ele não ser poluente, hoje as pessoas têm cada vez mais consciência ambiental. Além disso, os carros elétricos emitem menos ruído, o que melhora  a qualidade de vida de todos.

# VERDADE

4 AS BATERIAS PODEM SER RECICLADAS.

Quase todos os componentes da bateria podem ser reciclados, revela uma pesquisa feita pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Até mesmo alguns metais raros. Ela ainda pode ser usada para outros fins após o final de sua vida útil nos veículos, o que duplica seu tempo de uso.

#5 MITO

NÃO HÁ MATÉRIA PRIMA SUFICIENTE PARA PRODUZIR NOVAS BATERIAS.

As baterias são feitas de lítio, um metal alcalino, reciclável e com reserva usável que supre pelo menos os próximos 75 anos. Novas pesquisas já apontam o uso de outros materiais para a fabricação de baterias, como é o caso do sódio e do grafeno.

#6 VERDADE

O BRASIL AINDA ESTÁ ENGATINHANDO NESSE MERCADO.

O País chegará atrasado nessa festa. O incentivo fiscal ainda é baixo frente a outros países, o que torna os preços mais elevados. Para se ter uma noção, enquanto por aqui os híbridos vem ganhando um pequeno espaço, na Europa, alguns fabricantes já estudam a possibilidade de deixar de produzir carros movidos à combustão.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.