book_icon

Equinix fecha acordo com Omantel para novo data center em Omã

Novo polo de interconexão dará suporte ao crescimento do tráfego de conteúdo no Oriente Médio e no Norte da África
Equinix fecha acordo com Omantel para novo data center em Omã

A Equinix e a Oman Telecommunications Company (Omantel) anunciaram a criação de uma joint venture para prestar serviços de interconexão e de data center para os clientes no Oriente Médio. O acordo inclui a construção de um novo data center em Barka, perto de Muscat, capital de Omã. Esta joint venture estabelecerá o primeiro hub carrier-neutral de excelência no país, no qual operadoras, provedores de conteúdo e provedores de cloud poderão alocar sua infraestrutura de dados críticos.

Segundo os termos do acordo, tanto a Equinix quanto a Omantel financiarão o capital acionário da joint venture no valor de US$ 10 milhões, com cada empresa possuindo participação de 50%

A Equinix operará este novo data center IBX, que contará com aproximadamente 5.700 metros quadrados de espaço de colocation e aproximadamente 750 racks. A construção ocorrerá em três fases; a primeira incluirá 250 racks, com expectativa de conclusão e inauguração no segundo trimestre de 2019.

Omã é um país estrategicamente posicionado entre a Europa, a Ásia e a África, e o novo data center International Business Exchange™ (IBX®) criará um polo regional de interconexão com baixíssimas latências entre esses mercados corporativos globais. Com base em um fluxo de demanda e requisitos, os clientes na região do Golfo Pérsico e em boa parte da região MENA (Oriente Médio e Norte da África) poderão também aproveitar o data center IBX DX1 da Equinix em Dubai que, com duplo acesso a provedores de conteúdo, permitindo que essas empresas, operadoras e provedores de conteúdo adquiram mais resiliência ao projetar suas infraestruturas de rede e de TI.

O novo data center IBX no Omã se beneficiará da conectividade com os sistemas estratégicos de cabos submarinos e com as estações de cabos submarinos (CLS, na sigla em inglês) que contornam as redes backhaul e chegam diretamente dentro da instalação. Ele também se beneficiará dos investimentos da Omantel nos múltiplos sistemas estratégicos de cabos submarinos em toda a região. Esta conectividade de proporcionará aos clientes uma significativa redução de custos e um aumento de performance e segurança.

“Estamos muito animados para trabalhar neste projeto com a Equinix e acelerar a experiência dos usuários com comunicações avançadas, conteúdos e a cloud. Hoje, a infraestrutura do data center é o coração da TIC global e permite que todos nós desfrutemos de aplicativos e de serviços em nuvem, que usamos todos os dias”, afirmou Talal Al Mamari, CEO da Omantel. “O novo data center IBX planejado em Omã representa um enorme passo para os mercados de TIC do Oriente Médio. Esse projeto permitirá que Equinix e Omantel reúnam seus ativos fortes e abram caminho para uma nova era das telecomunicações nos níveis global e local”, completou.

Segundo os termos do acordo, tanto a Equinix quanto a Omantel financiarão o capital acionário da joint venture no valor de US$ 10 milhões, com cada empresa possuindo participação de 50%. Além disso, fundos adicionais serão gerados pelo financiamento da dívida assumida pela joint venture. O acordo de acionistas foi assinado em 20 de junho de 2018, e a joint venture foi fundada em 26 de junho de 2018.

“Vemos um grande potencial em Omã como mercado e, em particular, no suporte aos requisitos de CLS à medida que os cabos submarinos ganham impulso. Trata-se de atender à crescente demanda por interconexão, ou seja, troca de dados privados entre empresas”, afirmou Eric Schwartz, presidente da Equinix na região da EMEA. “Na era digital, as empresas precisam chegar a todos os lugares, interconectar todos e integrar tudo, e elas precisam fazê-lo na digital edge, ou seja, onde o comércio, os centros populacionais e os ecossistemas digitais se encontram. Nossa joint venture com a Omantel vai fazer exatamente isso”, explica o executivo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.