book_icon

Inovação digital amplia público do Tour de France em 55%

Há três anos, A.S.O. e Dimension Data envolvem os fãs para impulsionar o aumento do público engajado com a competição
Inovação digital amplia público do Tour de France em 55%

A Amaury Sport Organisation (A.S.O.), organizadora do Tour de France, associou-se à Dimension Data desde 2015 para ajudar a envolver uma nova geração de jovens fãs. Com idades entre 18 e 35 anos, eles representam atualmente 73% da audiência de mídia social de 6,5 milhões de pessoas do Tour de France. Parceira oficial de tecnologia do Tour de France, a Dimension Data inova constantemente para transformar a experiência de visualização do maior evento de ciclismo do mundo, por meio do uso de tecnologia, vídeos inovadores e comentários baseados em dados. E, este ano não será diferente.

Atraindo mais de 9,1 milhões de visitantes por ano, a plataforma do Race Center permite que os fãs acompanhem a posição e a velocidade de seu ciclista favorito em tempo real

Por meio desta parceria inovadora, a A.S.O. já obteve resultados impressionantes em todas as suas plataformas digitais. As visitas ao site aumentaram 15% em relação ao ano anterior, e as visualizações de vídeos on-line da competição subiram de 6 milhões, em 2014, para 71 milhões em 2017. Isso reflete a tendência crescente de públicos mais jovens que preferem a experiência mais imersiva proporcionada pelo conteúdo digital, do que a transmissão tradicional.

Para produzir informações importantes sobre a corrida, a Dimension Data analisa mais de 150 milhões de pontos de dados por etapa do Tour de France, e usa análises para fornecer aos fãs visualizações diárias de dados em tempo real nos canais sociais oficiais, como o @letourdata. Este ano, pela primeira vez, a transmissão televisiva também exibirá esses trechos de dados sociais. Em 2017, a Dimension Data introduziu o machine learning para prever os resultados prováveis da corrida, e, este ano, a empresa também aplicará o poder da análise preditiva na proteção dos dados contra ataques de segurança cibernética.

Atraindo mais de 9,1 milhões de visitantes por ano, a plataforma do Race Center permite que os fãs acompanhem a posição e a velocidade de seu ciclista favorito em tempo real. Eles também podem acessar variáveis como o terreno da rota e as condições meteorológicas, e estar a par de previsões altamente precisas, como os atletas favoritos, o tempo estimado de chegada a pontos-chave da corrida e quando o pelotão é suscetível a alcançar o grupo que lidera a prova.

Este ano, a Dimension Data também aproveitou a criatividade de seus 28 mil funcionários globais, por meio de um programa de innersourcing. O objetivo é motivar a próxima geração de ideias para impulsionar o roteiro de inovação da experiência dos fãs. Isso inspirou visões criativas de inovação, de mapeamentos 3D de realidade aumentada, e algoritmos aprimorados para prever resultados mais precisos da corrida.

“Desde que se tornou o parceiro tecnológico oficial do Tour de France em 2015, a Dimension Data teve uma grande influência no aumento da digitalização dos dados da corrida. O evento é uma fonte de grande orgulho nacional na França, que precisa ser protegido e alimentado para o desfrute das gerações futuras. É extremamente encorajador ver o crescente número de fãs mais jovens que estamos engajando em nossos canais digitais”, afirma Julien Goupil, diretor de mídia da A.S.O.

Scott Gibson, executivo de soluções de negócios digitais da Dimension Data, acrescentou: “O Tour de France é um evento complexo. Não é baseado em um estádio, então os desafios logísticos envolvidos são significativos. É isso que torna a conquista desse resultado tão desafiadora e estimulante para a A.S.O. Nosso datacenter móvel e plataforma de análise preditiva combinados com uma equipe incrivelmente apaixonada são realmente a força motriz por trás da inovação que trazemos para o Tour todos os anos. Muitas vezes, no meio do nada, lidando com condições climáticas adversas, temos orgulho de poder produzir análises e conteúdo instantâneos e precisos, em tempo real, que ajudam os fãs a entender melhor, acompanhar e aproveitar a corrida.”

A edição 105 do Tour de France começa em 7 de julho de 2018, em Noirmoutier-en-l’Île, no oeste da França, e termina nos Champs-Élysées, em Paris, em 29 de julho de 2018.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.