book_icon

Randon aumenta eficiência na emissão de documentos fiscais em mais de 95% com solução da Cast group

Randon aumenta eficiência na emissão de documentos fiscais em mais de 95% com solução da Cast group

Projeto permitiu à empresa reduzir tempo de emissão dos documentos exigidos pelo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), de horas para minutos

A Randon, uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos para o transporte de carga e de autopeças, obteve um ganho de eficiência de mais de 95% na emissão dos documentos necessários para atender ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), após adotar a plataforma SAP TDF (Tax Declaration Framework), desenvolvida pela SAP, gigante desenvolvedora de softwares.

Segundo Mateus de Abreu, gerente de TI da Randon, a iniciativa visa atender ao grande volume de demandas fiscais que exigem alta capacidade de processamento do ERP da empresa. “Temos uma carga tributária muito alta, e precisávamos agilizar a elaboração e o envio das informações para o SPED, possibilitando as necessárias auditorias e correções dos dados”.

O projeto foi viabilizado pela Cast group, líder nacional em serviços end-to-end para a área de TI, e uma das maiores parceiras de integração da SAP. Além de implantar o SAP TDF, a Cast group agregou o serviço de gerenciamento da plataforma, somada à sua oferta exclusiva, SOFICOM – solução fiscal complementar ao ERP da SAP, desenvolvida para suportar as demandas de mercado em relação às obrigações fiscais.

O SOFICOM unido às capacidades de automação e controle da plataforma TDF, para elaboração de guias ICMS ST (GNRE) e pagamento de impostos, como DARFS’s e GNRE’s, permitiu à Randon eliminar a inclusão manual de cerca de 830 guias de tributos no ERP. “Ao gerar as guias de forma automática agregamos confiabilidade à área fiscal, evitando pagamentos em duplicidade, atrasos, e também protegendo os dados contra possíveis fraudes”.

A importância da Cast group no projeto é ressaltada por Abreu. “Todas essas facilidades e ganhos de agilidade da solução SAP, aliadas aos serviços da Cast group, de suporte e manutenção, garantem que não haja paradas inesperadas no sistema de gestão na hora do envio das informações ao SPED, assim evitamos problemas com o Fisco”.

O gerente de TI comenta outros benefícios alcançados: “O SPED Contábil (ECD), que é mensal, demorava em média 12 horas para ser gerado, e hoje leva somente 30 minutos. Em um ano, o processo que levava 144 horas, caiu para apenas seis horas. Já o SPED Contribuições e o SPED Fiscal passaram de 10 horas, para cerca de 10 minutos”.

A conformidade do sistema da Randon com as regras e prazos do Fisco também é outro ponto destacado. “A determinação de IVA’s (Código de Determinação de Impostos em MM SAP) trouxe automação ao nosso setor de compras, reduzindo o peso de decisões que recaem sobre a área fiscal, resultando em menos erros, maior controle e até em redução de encargos tributários”, conclui.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.