Atualmente, tem crescido o interesse de gestores em investimentos de soluções que proporcionem melhorias ao empreendimento. Isso tem surgido devido à forte competitividade existente no mercado, que acarreta em uma corrida para obtenção de eficiência e eficácia. Para isso, algumas metodologias podem ser implementadas nas empresas, a fim de que alguns objetivos sejam alcançados com maestria, como é o caso do Business Process Management (BPM).
O Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos, é um método utilizado para que a organização otimize seus processos, gerando valor e produtividade para o negócio e sendo uma etapa importante para a transformação digital. Em outras palavras, o BPM é usado para mapear, analisar, definir, executar, monitorar e fazer o gerenciamento de todos os processos de um empreendimento.
Com foco na otimização, o objetivo do BPM é obter uma melhora contínua nos processos da empresa, criando um ambiente integrado de sistemas, no qual todos os setores da organização têm conhecimento sobre todas as áreas. O conceito de BPM traz consigo a automatização e aumento de desempenho de atividades, proporcionando às empresas uma série de benefícios, como: maior transparência nos processos, maior controle, aumento de produtividade, automação, agilidade, eficiência, redução de custos e maior segurança.
Além desses benefícios, o BPM auxilia na obtenção de um padrão regular nas operações, o que facilita o treinamento de novos funcionários, fortalecendo a cultura organizacional da empresa. Ainda, um benefício e vantagem importante em se ter uma solução em BPM é o fato de ser possível enxergar, como um todo, a cadeia produtiva da organização, tornando mais fácil saber quais pontos precisam ser melhorados e diminuindo, assim, os desperdícios de recursos.
No mais, o Business Process Management é capaz de melhorar a qualidade final dos produtos e serviços de um negócio, já que a adoção de um padrão permitirá com que a qualidade entregue ao cliente seja sempre regular. O monitoramento dos processos, nesse sentido, faz com que exista a tendência de que resultados melhores sejam entregues a cada vez.
A partir de todos os benefícios apresentados, entende-se que o implemento de soluções em BPM facilita a organização dos processos de um negócio e proporciona uma melhoria na cultura organizacional, como um todo, já que todos os processos são compartilhados para todos os funcionários. Ter o Business Process Management na empresa pode colocá-la um passo à frente na competitividade do mercado.
*Denis Gonçalves é CEO e Fundador da Next SI
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo