book_icon

Lançamento do sobloo: um serviço de acesso aos dados e informações do Copernicus

Durante a celebração do 20º aniversário do Copernicus, programa de observação da Terra da União Européia, a Airbus e seus parceiros, Orange Business Services e Capgemini, lançaram oficialmente o sobloo, um serviço de acesso a dados e informações (Data and Information Access Service ou DIAS) do Copernicus.

O Copernicus é o mais ambicioso programa de observação da Terra até o momento. Ele fornece informações precisas, oportunas e de fácil acesso para melhorar a gestão ambiental e a segurança pública, e entender e reduzir os efeitos das mudanças climáticas. Para encorajar a divulgação de dados e responder a uma grande necessidade de simplificação, a Comissão Europeia e a Agência Espacial Europeia (ESA) decidiram lançar o DIAS. A solução oferece aos usuários a capacidade de explorar os dados e informações do Copernicus sem a necessidade de gerenciar a transferência e armazenamento em seus próprios sistemas de informação.

sobloo: um consórcio, com vasta experiência, liderado pela Airbus, Orange Business Services e Capgemini

O sobloo foi projetado para expandir e diversificar o ecossistema de observação da Terra, fornecendo fácil acesso a todos os dados e informações do Copernicus para a comunidade científica, o público em geral, empreendedores e startups que desejam processar esses dados para oferecer seus próprios serviços baseados nesses. Por se tratar de uma plataforma colaborativa, o sobloo tem como objetivo expandir e diversificar a coleta de dados (imagens comerciais de observação da Terra, camadas temáticas, móveis, IoT etc), promover interação e inovação, estabelecer uma economia sustentável e colaborar para o desenvolvimento da nuvem na Europa.

A plataforma do sobloo foi projetada para se adaptar a todos os perfis de usuário com diferentes pontos de entrada e capacidades. É uma comunidade geoespacial aberta para pessoas que necessitam de dados e serviços associados e para desenvolvedores que procuram um ambiente dedicado para criar aplicativos. O sobloo é colaborativo e inovador, oferece a possibilidade de enriquecimento mútuo e contribui para a criação conjunta da plataforma. Os primeiros usuários já começaram a utilizar o sobloo e a dar suas opiniões e respostas para melhorar a experiência geral da comunidade no futuro. As atividades da plataforma atual já iniciaram com as primeiras funcionalidades e conjuntos de dados. Nos próximos meses, ela irá evoluir para integrar mais camadas de observação da Terra e geoinformação, análises e uma gama completa de serviços.

Os serviços do sobloo já têm interfaces de programação de aplicativos (APIs) e conectores para acessar facilmente um extenso catálogo de dados, recursos baseados em nuvem com enorme capacidade de armazenamento e impressionante poder de computação, para serviços genéricos baseados na nuvem, para ferramentas dedicadas de EO e ferramentas de plataforma para criar um ambiente de desenvolvimento apropriado.

O sobloo foi criado com o objetivo de melhorar o acesso e facilitar a troca de dados. Seus serviços são baseados no princípio da fertilização cruzada. A plataforma permite que os usuários se beneficiem de uma ampla gama de serviços em vários campos de atividade. O sobloo dá acesso a um ambiente de desenvolvimento que oferece a simplicidade e as vantagens das tecnologias atuais na nuvem. A área de trabalho do sobloo é fácil de usar e oferece alta visibilidade para as soluções, suporta a comercialização, usando vários serviços gerenciados e faturamento conveniente. O usuário precisa apenas se concentrar no que faz de melhor.

“A Airbus tem sido uma parceira importante do programa Copernicus desde o início e estamos muito felizes em ver que nossa aventura continua com o sobloo, que estamos lançando em conjunto com nossos parceiros Orange Business Services e Capgemini. Estamos empenhados em fornecer aos cidadãos europeus um acesso mais simples aos dados e incentivar a criação de novos modelos de negócio baseados na observação da Terra”, afirma Mathilde Royer-Germain, responsável pela área de observação da Terra, navegação e ciência na Airbus.

“A Orange Business Services está orgulhosa em trazer sua solução de nuvem pública global baseada em Flexible Engine para o sobloo. Essa plataforma permite criar novos serviços e aplicativos em torno das informações do Copernicus e promover a observação da Terra”, diz Stefan Kanis, CEO da Orange Cloud for Business.

“A indústria está começando a reconhecer cada vez mais os benefícios dos dados de observação da Terra. As imagens de satélite podem ser usadas em todos os mercados verticais da indústria. É um componente fundamental da revolução de dados para todos os nossos clientes”, diz Denis Dallez, gerente de segmento espacial da Capgemini. “O papel da Capgemini no sobloo é ajudar a indústria e o setor público a canalizar e aplicar o potencial dos dados de observação da Terra, entre outras atividades. Aproveitaremos as amplas capacidades digitais do grupo para ajudar nossos clientes a expandir seus negócios e desencadear inovações”, finaliza Dallez.

Visite-nos em: https://sobloo.eu/

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.