book_icon

A importância da otimização do ambiente digital e de impressão na Educação

A importância da otimização do ambiente digital e de impressão na Educação

Por Macarena Rodríguez*

Em um mundo cada vez mais globalizado, a concorrência entre as instituições de ensino superior para atrair funcionários e alunos é intensa. A velocidade das mudanças na educação é incessante e vem marcada pela evolução tecnológica e pelo maior número de alunos que têm acesso ao sistema educacional. Adicionalmente, os alunos se tornam cada vez mais exigentes e buscam mais do que reputação. A expectativa é que sejam oferecidos, além de um ambiente acadêmico de qualidade, serviços superiores e o que há de melhor em tecnologia para colaborar com o dia a dia de aprendizado.

Com esse cenário, é preciso que a administração e os ambientes dedicados ao ensino revejam e modifiquem seus métodos de trabalho para aumentar sua competitividade. São necessários processos internos mais eficientes e inovadores que sejam atraentes para os novos alunos e melhorem os serviços prestados a eles. A tecnologia é, sem dúvida, uma grande aliada para que isso seja alcançado. Segundo o estudo Humanos e Máquinas, realizado pela Economist Intelligence Unit e patrocinado pela Ricoh, a maioria dos líderes do setor educacional (71%) afirma que a tecnologia os têm ajudado a tomar decisões adequadas.

O boa notícia é que a investimento na tecnologia pode permear o dia a dia da instituição, chegando também ao “campo prático” e auxiliando, assim, nos processos e na percepção dos alunos. A implementação de um ecossistema de impressão otimizado ligado aos sistemas digitais destaca-se em relação a isso e é essencial para oferecer serviços de valor agregado e facilitadores dentro de uma instituição de ensino.

São tecnologias que permitem o acesso ao conteúdo, pagamentos, serviços digitais e impressão, melhorando a experiência no campus, já que proporcionam tempos de resposta mais rápidos, minimizando os custos de produção e operação.

Felizmente, o mercado está hoje preparado para atender as mais complexas demandas em relação a isso. Abaixo, destaco tecnologias que podem colocar a instituição de ensino um passo a frente por oferecer praticidade e qualidade no que diz respeito à impressão.

Loja Digital (Print Shop): Site de comércio eletrônico – que pode contar com a marca de um estabelecimento educacional ou departamento específico com cores, logotipos e produtos personalizados –, que permite aos centros de impressão digital facilitar a troca de informações por meio de ferramenta online, viabilizando que ofereçam serviços de impressão para alunos, funcionários do departamento administrativo e professores pela web 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Impressão de livros digitais: A tecnologia específica para isso traz diferenciais como alta velocidade, alta qualidade de equipamentos de impressão de produção, soluções para fluxos de trabalho e opções de acabamentos. O objetivo dessa tecnologia é simplificar a entrada de trabalhos, facilitar o gerenciamento, automatizar os fluxos de trabalho e rastrear o status para ajudar a reduzir os custos e possibilitar tempos de resposta mais rápidos.

Personalização e dados variáveis: A impressão de dados variáveis ajuda a aproveitar ao máximo os benefícios dos equipamentos de impressão digital. Então, se você precisa criar uma mala direta simples ou uma campanha de marketing complexa, a solução garante que tarefas de impressão de dados variáveis sejam processadas rapidamente e com precisão, para atender às demandas e aos prazos necessários.

Impressão em grande formato: Há opção que usa tintas látex para produzir banners de alta qualidade para aplicações interiores e exteriores, em uma vasta variedade de superfícies.

Centros de Impressão Comercial: disponibilização de ambiente onde são desenvolvidas aplicações que incluem desde textos escolares, folhetos de marketing, artigos de papelaria administrativa, cupons ou inserções com informações estáticas até aplicações mais complexas, com informações variáveis.

Mais do que nunca, modernizar o espaço de aprendizagem e de colaboração universitária para que os alunos e funcionários tenham acesso à última tecnologia de comunicação, impressão e informação é a chave para a sobrevivência das universidades. Para isso, é importante que as instituições se adaptem com o apoio profissional, para que seus gestores, alunos e professores possam se concentrar em maximizar um elemento humano difícil de substituir: a criatividade.

*Macarena Rodríguez é gerente de Marketing Regional para América Latina da Ricoh, especialista em soluções que facilitam o dia a dia das empresas.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.