O Brasil não teve o desempenho esperado no primeiro jogo do mundial. O torcedor, que já não estava confiante, não se animou após o empate com a Suíça. É o que mostra a segunda parte da pesquisa feita pela SAP em conjunto com a startup Postmetria, que combinaram tecnologias na plataforma SAP HANA para analisar 8 mil postagens em redes sociais. A análise é atualizada após cada jogo do Brasil.
As empresas utilizaram a métrica Social Net Promoter Score (NPS) para captar e medir o sentimento dos fãs em relação à Seleção, ao técnico Tite e ao atacante Neymar. Foram analisados comentários e postagens do Facebook entre os dias 15 e 20 de junho de 2018, classificados como satisfeitos, insatisfeitos e neutros. A satisfação geral dos usuários ainda foi enquadrada na escala Social NPS, que vai de -100 a 100, nas categorias Crítica (-100 a 0); Melhoria (1 a 50); Qualidade (51 a 75) e Excelência (76 a 100).
Antes do início da Copa, a imagem da Seleção na escala Social NPS estava na categoria crítica, em -6. O resultado inesperado não causou grandes alterações, com o índice indo a -5. As menções satisfeitas, no entanto, caíram consideravelmente: de 15,47% para 6,20%. A estabilidade do Social NPS se deve às opiniões neutras, que aumentaram de 63,53% para 82,73%. A porcentagem de insatisfeitos é de 11,07%.
A confiança em Tite é menor do que na equipe. Na escala Social NPS, o comandante aparece com -12, também na categoria crítica. Enquanto as menções satisfeitas estão praticamente no mesmo número da Seleção (6,35%), a de insatisfeitos é significativamente maior, chegando a 18,35%. Os neutros ficam em 75,30%. Os internautas citam a falta de experiência de Tite na competição como uma preocupação e alguns já apostam que o Brasil não vai longe.
Neymar é o que está com a melhor reputação entre os três analisados. Apesar de se enquadrar na categoria crítica, o índice do craque está em -4. As menções satisfeitas, em sua maioria relacionadas à crença de que ele tem a capacidade de resolver o jogo em um momento decisivo, são 7,39% do total. As insatisfeitas aparecem como 11,87%, sendo o individualismo do atacante a principal razão citada.
SAP HANA é uma plataforma de computação para gestão empresarial que permite acelerar processos de negócios, oferecer mais inteligência e simplificar o ambiente de TI. Ela usa processamento avançado de funções analíticas para capacitar seus usuários com insights sobre quaisquer dados.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo