book_icon

Stibo Systems destaca que MDM é o princípio da transformação digital para empresas

Transformação Digital terá enorme quantidade e complexidade de dados que precisam ser gerenciados
Stibo Systems destaca que MDM é o princípio da transformação digital para empresas

A Stibo Systems, líder global na oferta de soluções de Gestão de Dados Mestres Multidomínio (MDM), alerta que sistemas em tempo real, Inteligência Artificial (IA) e a concentração de provedores de serviços baseados em Nuvem estão reforçando a necessidade de Gestão de Dados Mestres na Era da Transformação Digital, cujo volume de informações cresce de forma exponencial. O papel do MDM e a oportunidade que a inovação apresenta ao mercado nunca foram tão essenciais e estratégicos para o sucesso dos negócios.
“Empresas que investem em tecnologia sem antes ter seus dados precisos e saneados não conseguem obter a melhor resposta. Esse é um problema comum nos dias de hoje e é um cenário cada vez mais percebido pelas empresas”, afirma Prashant Bhatia, Diretor de Produtos da Stibo Systems. Segundo o executivo, sem dados atualizados e consistentes, nenhum processo de uma organização em suas operações de cadeia de fornecimento, armazenamento ou fabricação será simplificado ou mais eficiente devido a dados imprecisos.
À medida que os dados se tornam mais difundidos em todas as organizações, surgem complexidades e algumas dúvidas como quais setores e profissionais são responsáveis por esses dados. Essas questões exigem foco nos objetivos de negócios quando se trata de estabelecer decisões de governança. Deve-se estipular uma estrutura de Governança de Dados definindo a estrutura organizacional da empresa, seus processos e os responsáveis por mantê-la, já que os programas e profissionais de Tecnologia da Informação (TI) só podem aplicar regras que foram definidas antecipadamente pela organização.
“A empresa pode fazer um projeto de MDM, mas se não implementar a Governança de Dados, esse investimento começará a se desgastar após algum tempo”, diz Bhatia. “Não é possível fazer a Governança de Dados com informações incorretas, nem ter MDM e não manter a estrutura de governança, administração e qualidade. Essas iniciativas precisam evoluir de forma integrada”, explica o executivo.
Organizações que apostaram na transformação digital focam no processo de dominar múltiplos dados da empresa como um todo. Com a capacidade de Gestão de Dados Mestres Multidomínio de relacionar os domínios entre si, as companhias conseguem, por exemplo, entender quais produtos um cliente costuma comprar, se ele compra on-line ou em uma loja física. Assim, obtém um cenário 360 graus de cada cliente, permitindo a criação de estratégias de venda personalizadas com base em algoritmos, aprimorando a experiência dos clientes e melhorando a chance de aumentar sua base de leads.
Existe uma forma simples de explicar como funciona a Gestão de Dados Mestres. Segundo o executivo, o MDM é como se fosse o coração do negócio, “O coração é o órgão responsável por bombear o sangue para diferentes partes do corpo. Portando, ele recebe o sangue, obtém sangue limpo e devolve para o restante do corpo. Da mesma forma, o MDM recebe os dados, saneia esses dados e os devolvem para todos os sistemas e canais da empresa. Ou seja, transferir dados incorretos para sistemas financeiros, de suprimentos ou outros sistemas críticos de CRM é como enviar sangue ruim às suas extremidades. Eventualmente, os “braços” de uma organização não funcionarão da maneira que deveriam, nem suas “pernas”, até que toda a organização falhe devido a dados incorretos”, explica Bhatia.
Considerando o avanço da tecnologia, a quantidade e o tipo de dados gerados, os problemas comerciais enfrentados pelas empresas em termos de treinamento para diferenciar e criar experiências únicas precisam ser mais elaborados e, para isso, as empresas podem usar os dados que possuem e extrair insights úteis a partir deles.
O caminho para a evolução da estratégia de MDM é a mudança de foco. Avanços na tecnologia aumentaram as expectativas dos clientes, e agora as empresas precisam formular estratégias para atender a essas expectativas. “Concentre-se no resultado. A adoção das iniciativas de Governança e de MDM são fundamentais para garantir que os dados operacionais sejam moldados continuamente e entregues para produzir resultados de negócios superiores”, diz Bhatia.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.