book_icon

Proudfoot Brasil mira no segmento de TI e Telecom para crescer no Brasil

Francisco Loureiro e Daniel Assis adquirem a operação brasileira da consultoria global
Proudfoot Brasil mira no segmento de TI e Telecom para crescer no Brasil

São Paulo, junho de 2018 – A consultoria de negócios Proudfoot passa a operar no Brasil sob a gestão de dois experientes CEOs dos mercados de Telecom e Indústria, Francisco Loureiro e Daniel Assis, ex-Global Telecom e Natura, respectivamente.

“Estamos vivendo a era da Revolução 4.0, embora as empresas estejam atrasadas no território brasileiro em relação a isso. Nosso papel é atuar como aceleradores desse processo e enxergamos no mercado de TI e Telecom uma excelente oportunidade para ajudar as empresas a otimizarem suas operações internas, posicionando-se em escala e corrigindo problemas de processos que a tecnologia sozinha não pode resolver”, explicam os executivos.

De acordo com Loureiro, os princípios da Indústria 4.0 são fantásticos, mas exigem uma preparação que está intrinsicamente atrelada à eficiência na gestão operacional e produtividade. “Sem isso, tudo continua como está, sem perspectiva de um crescimento acelerado,” explica.

Além de TI e Telecom, a empresa também está apostando nos segmentos de Indústrias, Alimentos e Recursos Naturais para crescer no país.

A proposta da Proudfoot no Brasil gera retorno acima de 300% sobre o valor investido nos projetos, que, em média tem uma duração de 20 semanas, sendo que os primeiros resultados ocorrem a partir das 4 primeiras semanas do trabalho.

Segundo Assis, “este percentual de retorno é simplesmente uma média dos milhares de projetos entregues pela Proudfoot em todo o mundo, com base em conceitos e metodologias consagradas, mas que se renovam constantemente para acompanhar a evolução das economias de cada país”.

Subsidiária Brasil criará novas ofertas para o cenário local com foco no aumento da produtividade da indústria nacional

A Proudfoot Brasil tem como meta bater os R$ 100 milhões em projetos de consultoria de gestão operacional e para isso terá autonomia para trabalhar novas ofertas locais e modelos de parcerias por região. “A nossa expansão vai exigir presença com escritórios e profissionais onde os clientes estiverem, mantendo os princípios e valores de “estar no ponto de execução da operação”. Obviamente, todos treinados e certificados no nosso modelo de trabalho”, explica Loureiro.

Na sua visão, o cenário econômico passa por mudanças lentas e apresenta grande potencial de crescimento rápido. “As empresas precisam aumentar a produtividade. Hoje, essa é a maior barreira para o crescimento da economia brasileira. E é isso o que entregamos para nossos clientes. Concorremos em um segmento onde existem especialistas em formação de mão de obra e em consultoria estratégica, mas temos um espaço enorme por sermos hands on em nossos projetos, acompanhando lá no chão de fábrica, dentro do cliente, o dia a dia e as melhorias contínuas das 20 semanas intensas que propomos implementar”.

De fato, o cenário econômico é propício para os planos da Proudfoot no país. Após três anos de resultados negativos, a indústria brasileira virou 2017 com crescimento positivo de 0,2%. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o setor de manufatura, a parte mais nobre do segmento produtivo, vem perdendo participação no PIB ao longo dos últimos anos. Sua participação desceu de 18% em 2004 para 9% em 2015. Em 2018, deve chegar a 11,1%, o percentual mais baixo em 65 anos.

Embora os números sejam modestos, 2018 deve apresentar um cenário de recuperação mais consistente, esperam entidades e empresários, com menor endividamento das famílias, aumento do crédito e, consequentemente, maior consumo e produção. Segundo análise da Fiesp, a economia deve ganhar força também com as condições mais favoráveis do mercado externo, a melhora do emprego (2017 fechou com mais de 12 milhões de desempregados) e da massa salarial.

Sobre a Proudfoot

Presente em mais de 90 países, a Proudfoot é uma empresa global, líder em consultoria de gestão operacional. A competência central consiste na rápida implementação e execução disciplinada de soluções orientadas à entrega de resultados mensuráveis e sustentáveis. Seus serviços auxiliam as empresas a acelerarem a execução de seus planos e estratégias a fim de obterem melhorias substanciais no desempenho e na rentabilidade. O grupo de especialistas trabalha na instalação rápida de programas de melhoria de desempenho voltados para o crescimento da receita, redução de despesas e aumento de produtividade de ativos.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.