book_icon

Conglomerado financeiro lança Quod, nova marca da Gestora de Inteligência de Crédito

Cinco maiores bancos do País investem em fintech gestora de bases de dados, que tem foco gestão de dados do Cadastro Positivo
Conglomerado financeiro lança Quod, nova marca da Gestora de Inteligência de Crédito

Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander são os acionistas da primeira fintech gestora de bases de dados, com foco no Cadastro Positivo. A operação, ainda em fase pré-operacional, tem como objetivo disponibilizar produtos e soluções de controle de risco, prevenção a fraudes e análise de grandes volumes de dados, tanto para instituições financeiras quanto para as demais empresas que demandem informações sobre risco de crédito no dia a dia de suas operações.

A proposta da fintech é prover a pessoas e companhias ter maior conhecimento e controle de seus dados e de suas operações de crédito e pagamentos

Os produtos e serviços fornecidos pela Quod combinarão técnicas de big data, inteligência artificial e o uso de plataformas tecnológicas de ponta para transformar informações de histórico de pagamentos em inteligência, durante as etapas de tomada de decisão na concessão de crédito.

A criação da Quod representa um passo importante para promover o aperfeiçoamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e coloca em prática uma mudança de perspectiva nas políticas de concessão de crédito que vêm sendo utilizadas no Brasil ao longo de vários anos.

“Até agora, a consulta aos cadastros de inadimplentes era o principal método utilizado na concessão de crédito. O cadastro positivo inverte esta lógica, já que considera a pontualidade e a consistência do consumidor no pagamento de suas obrigações, possibilitando melhores condições para os bons pagadores, que passarão a ser reconhecidos por meio dos seus ‘scores’ de crédito”, explica Rodrigo Abreu, presidente da Quod.

Para apoiar a construção da infraestrutura tecnológica, foi firmada uma parceria exclusiva de longo prazo com a empresa LexisNexis Risk Solutions, responsável por desenvolver e implementar a plataforma analítica da Quod. A LexisNexis atua em mais de 100 países, utilizando tecnologia de ponta e ferramentas analíticas avançadas e patenteadas que ajudam a avaliar riscos e melhorar processos decisórios.

Cadastro Positivo

A Quod acredita que promover o uso do histórico positivo de crédito contribui para o fomento à educação financeira da população brasileira, assim como para a criação de um círculo virtuoso na economia do País: cidadãos e empresas bem informados geram melhorias nos hábitos de consumo e históricos de pagamentos, reduzindo, como consequência, os atuais padrões de inadimplência e superendividamento. Por sua vez, isso possibilita maior acesso e melhores condições de crédito. Deste modo, a economia tende a se desenvolver gerando benefícios para esses mesmos cidadãos e empresas.

“Queremos contribuir para o desenvolvimento deste cenário. Nosso objetivo vai bem além de apenas disponibilizar um novo sistema de classificação para a concessão de crédito: desejamos incentivar que os consumidores desenvolvam e mantenham o seu ‘score’ de crédito como um verdadeiro ativo financeiro pessoal. Com informações precisas, ampliadas e consolidadas, é possível contribuir para a queda da inadimplência, incentivando a expansão do crédito e a inclusão financeira de pessoas que não conseguem comprovar renda, mas que pagam suas contas em dia” complementa Abreu.

Privacidade

Ciente dos desafios enfrentados por empresas e consumidores quanto à privacidade e proteção de seus dados, a Quod, desde a sua criação, prioriza a segurança e sigilo das informações sob sua gestão, operando dentro dos mais rigorosos padrões de governança corporativa e em conformidade regulatória. Todas as informações só serão disponibilizadas com as devidas autorizações.

“Estamos construindo uma empresa sólida, transparente e inovadora. Trabalharemos com um enorme volume de dados para oferecer soluções que atendam clientes de todos os tamanhos e dos mais diversos setores da economia, mas sem nunca esquecer que ‘dados são pessoas’. Entendemos a grande responsabilidade que temos, e por isso definimos a segurança e a proteção dos dados de todos como um de nossos valores fundamentais”, finaliza Abreu.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.