book_icon

FGV EESP fecha parceira com Ripple para produção de estudos e pesquisas

Ao todo, 15 instituições de altíssimo nível acadêmico serão beneficiadas com a doação de US$ 50 milhões para pesquisas em blockchain, criptomoedas e sistemas de pagamentos digitais
FGV EESP fecha parceira com Ripple para produção de estudos e pesquisas

A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) é a primeira instituição de ensino do Brasil a fechar parceria “University Blockchain Research Initiative” financiada pela Ripple. Trata-se de um projeto inédito de apoio a pesquisas acadêmicas, desenvolvimento técnico e inovação nas áreas de blockchain, criptomoedas e pagamentos digitais.

MIT, Princeton e Stanford também integram a lista de instituições beneficiadas

Tornando-se uma das 15 instituições que receberão, ao todo, uma doação de US$ 50 milhões a serem aplicados em pesquisas e estudos, além de ter orientação estratégica e de recursos técnicos. MIT, Princeton e Stanford também integram a lista de instituições beneficiadas.

De acordo com o coordenador do Mestrado Profissional em Economia da FGV EESP, Ricardo Rochman, essa parceria é de extrema importância para a escola. “A Ripple é muito conhecida no mercado de blockchain aplicado ao setor financeiro. Essa parceria trará a aproximação de pesquisadores brasileiros com de outros países e, sobretudo, com o mercado que está em expansão”.

A demanda por aprendizado, pesquisa e experiência adquiridos em projetos como este está em alta entre professores e estudantes universitários, e a parceria entre a FGV EESP e a Ripple atende ao cumprimento dessa demanda mundial.

À medida que a globalização se expande, aumenta também a demanda por soluções tecnológicas e de talentos para resolver os problemas e desafios enfrentados pelo mercado financeiro e sociedade.

Um relatório de 2017 mostrou que o investimento global em empresas da FinTech cresceu 11%. Além disso, 4.500 vagas de emprego com os termos “blockchain”, “bitcoin” ou “criptomoeda” no título foram publicadas no LinkedIn este ano. Isso representa um aumento de 151% em relação ao total de postagens do LinkedIn mencionando esses termos em 2017. À medida que o financiamento e a demanda por talentos crescem, as universidades e seus estudantes estão em posição de se colocar na vanguarda de uma indústria em crescimento.

“A academia tem sido tradicionalmente um fator crítico de inovação técnica. O University Blockchain Research Initiative é o reconhecimento da importância vital do papel único que as universidades desempenharão no avanço de nossa compreensão e aplicação da tecnologia de criptografia e de blockchain. Ele também se comunica com a realidade de que estudantes universitários irão alimentar um mercado financeiro e uma força de trabalho em contínua evolução e maturidade”, disse Eric van Miltenburg, vice-presidente sênior de Operações Globais da Ripple.

“Grande parte do entusiasmo e da atividade até hoje em torno do blockchain está desconectada de casos reais que resultam em benefícios claros para o cliente. Embora o Ripple não dite parâmetros de pesquisa, estamos entusiasmados em ajudar a apoiar projetos que possam explorar cada vez mais aplicações de blockchain e criptomoedas”, acrescentou.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.