Depois do Dia das Mães, a data que se comemora o Dia dos Namorados deve movimentar consideravelmente as vendas online. Segundo Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que a data salve o primeiro semestre do varejo online, totalizando um faturamento de R$ 2,3 bilhões durante o período que antecede o dia 12 de junho, 10% a mais que o ano passado. O número de pedidos pela internet será de 8,32 milhões e o ticket médio para presentear os namorados pode chegar a R$ 286, aproximadamente 43% em relação ao Dia das Mães (R$ 200).
Os consumidores têm sido atraídos cada vez mais pelo ambiente online por conta da rapidez, comodidade e muitas vezes pelo custo benefício que elas oferecem. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o setor varejista representa hoje 3% do mercado, ajudando os lojistas faturarem cada vez mais.
De acordo com um levantamento feito pela Fecomércio, as vendas no varejo físico no período que antecede o Dia dos Namorados crescem aproximadamente 4,5%. Na semana da data comemorativa em 2017, o faturamento do setor foi de R$ 44 bilhões, em torno de R$ 1,9 bilhão superior ao registrado em 2016.
Essa data traz grandes expectativas para os varejistas que desejam alavancar suas vendas, uma vez que o movimento de compra aumenta gradativamente. E para aproveitar o período da melhor forma, alguns especialistas do mercado dão dicas para que os comerciantes possam se beneficiar com a data:
Invista em uma plataforma de venda personalizada
De acordo com o Gustavo Valle, Coordenador de Parcerias da Xtech Commerce, é preciso investir em uma plataforma de vendas personalizada e organizada para atender as necessidades específicas dos clientes, para que eles encontrem os produtos facilmente. Além disso, é necessário que ela tenha estabilidade para segurar a alta demanda sem que haja problemas de travamento na navegação e sobrecargas;
Segurança
A sazonalidade e o consequente aumento no número de vendas podem trazer consigo um problema indigesto para o lojista: compras de origem fraudulenta, feitas com cartões de crédito clonados. Segundo Tom Canabarro, co-fundador da empresa de antifraude Konduto, itens de valor elevado ou maior poder de revenda, como aparelhos eletrônicos, roupas de luxo e passagens aéreas, são os mais visados por esses criminosos.
No ambiente online, o e-commerce é quem arca com o prejuízo no caso de compras fraudulentas com cartão. Por isso, o lojista precisa se proteger com soluções de alto nível tecnológico, que combinem todas as principais técnicas de análise de risco (como verificação de dados cadastrais e de pagamento, fingerprint, monitoramento de comportamento de navegação, inteligência artificial, dentre outros) a fim de não apenas barrar transações suspeitas, mas também não interferir na experiência de compra do cliente legítimo;
Aposte em soluções que facilitem o pagamento
Como o movimento do varejo cresce consideravelmente em datas comemorativas, é normal que as companhias do setor enfrentam problemas com suas demandas financeiras. Soluções Full Banking, como a da iugu, por exemplo, tem se consolidado no mercado como alternativas para diminuir a barreira na implementação de pagamento digital, oferecendo serviços personalizados, de acordo com a necessidade de cada cliente. De acordo com Patrick Negri, CEO da iugu, startup de automação financeira, gestão de assinaturas e marketplace, o serviços financeiros 360º é uma das melhores opções para quem quer impulsionar as vendas nessas datas, já que esses serviços contemplam todas as etapas de uma venda, desde o processamento de pagamentos e antecipação de recebíveis, até a conciliação financeira, pois diminuem o custo da operação e são mais eficientes;
Experiência do cliente
Garantir uma boa experiência de compra para os consumidores é muito importante, principalmente durante as datas sazonais. Esse momento pode ser determinante para a fidelização desse cliente, já que em alguns casos essas pessoas optam em realizar a primeira compra nesse período. Uma das ferramentas utilizadas nesse caso são os reviews, De acordo com a Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox, primeira e única certificadora de reviews no Brasil, é preciso apostar na sinceridade para vender mais, evitando que sejam publicados comentários de pessoas que não tenham adquirido o produto, proporcionando transferência entre as marcas e clientes, mesmo que sejam comentários negativos;
Invista na presença online!
Anúncios e reviews online são o segundo canal que mais influencia a decisão de compra, seguido das redes sociais (Facebook, twitter, etc). Segundo monitoramento do Ebit, empresa que produz relatórios estratégicos e táticos decisivos para o mercado de e-commerce, as lojas virtuais faturaram R$1,71 bilhão no Dia dos Namorados, alta de 5,1% ante o mesmo período de 2016. Por esse motivo, ter uma estratégia focada na presença online é essencial.
Especializada em gestão de campanhas criativas e inovadoras com foco em resultado, aliando mídia online com um formato de consultoria, a GhFly é uma agência referência em marketing digital e líder em performance. Com escritórios em Curitiba e São Paulo, a GhFly possui em seu portfólio grandes organizações como Novo Mundo, Havan, Madero, Imaginarium, Grupo Sage e Vtex;
Aposte em E-mail e SMS marketing para atingir possíveis clientes
Personalização, segmentação e relacionamento são as principais características do e-mail e sms marketing, e se ajustam perfeitamente a ações voltadas para datas sazonais. Oferecer boas vantagens e informações relevantes têm ainda mais potencial, não apenas para vendas, mas também para reforçar os diferenciais de sua marca e criar fidelização da parte do cliente. Apostar em comunicação por email e/ou sms marketing, principalmente por suas vantagens de alcance, são ótimas estratégias para esse dia.
A leadlovers é uma plataforma de automação de marketing digital, que proporciona todas as ferramentas necessárias para os empreendedores que queiram iniciar uma estratégia de marketing digital, desde criar e monitorar sequências de e-mails marketing, atrair novos leads, até gerenciar páginas na web;
Adote formatos diferenciados de anúncios
Outra estratégia que pode ser adotada em datas sazonais é a utilização de anúncios digitais em formatos diferenciados para atrair e engajar os consumidores. A Cazamba, empresa de tecnologia em mídia, é referência em inovação no engajamento de marcas com seus consumidores por meio dessa tecnologia. Segundo Victor Canô, CEO da Cazamba, para que as marcas ganhem destaque e relevância no mercado é preciso que criem estratégias que vão impactar os consumidores nos canais em que eles estão conectados, isso fará toda a diferença na hora de melhorar o engajamento com o consumidor final e na conversão de uma venda;
Seja visto em múltiplos canais de vendas
Para os lojistas que não aderiram ou não têm muita facilidade ao utilizar lojas online, uma alternativa é utilizar as diversas plataformas de marketplace para ganhar visibilidade. Uma dela é a Epicom, que disponibiliza produtos em múltiplos canais, utilizando uma solução única para gestão de todos e que estruture os dados (organize o catálogo) para os vendedores. Dessa maneira, lojistas do mundo físico e virtual enviam seus catálogos para ambientes com grande fluxo de visitantes, potencializando suas fontes de receita;
Aposte em tecnologias de inteligência analítica
Prever o comportamento de compra e influenciar vendas no momento de sua decisão é de extrema importância para o varejo físico, principalmente durante as datas comemorativas em que o fluxo de pessoas nas lojas aumenta significativamente. Umas das empresas que atua com este propósito é a Propz, que oferece soluções de inteligência analítica e big data que entendem, predizem e reagem ao comportamento de consumo, em tempo real e de forma automatizada. A empresa consegue entregar para seus clientes uma segmentação analítica combinada com a personalização de ofertas em múltiplos canais, permitindo que as lojas físicas possam prever comportamentos e influenciar vendas para consumidores no momento de sua decisão de compra. De acordo com Israel Nacaxe, COO da Propz, em 2018 a expectativa é que o mercado cresça ainda mais durante essa data. “Por meio de nossas campanhas de inteligência analítica para o ambiente físico, conseguimos ajudar na expansão das marcas e auxiliar nas vendas”, explica o empreendedor.
Opte por cupons de descontos
Para aumentar o fluxo de clientes e o valor do ticket médio nas compras, o uso dos cupons de desconto torna-se uma alternativa inteligente para atrair os consumidores. Segundo Nara Iachan, CMO da Cuponeria, plataforma com versão web e mobile para Android e iOS que reúne diversos cupons de descontos de vários estabelecimentos comerciais do Brasil, o Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, e dessa forma, cada vez mais os lojistas se preparam para proporcionar boas opções que se encaixam em diversos perfis de clientes. “Nossa perspectiva para as vendas esse ano é positiva. Acreditamos que o setor terá alta de 7% em comparação com 2017”.
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