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Atlas Schindler incorpora IoT aos elevadores e escadas rolantes

Tecnologia Schindler Ahead, já em funcionamento no Brasil, conecta, por meio da internet, usuários, técnicos, elevadores e escadas rolantes

A Atlas Schindler trouxe para o Brasil o Schindler Ahead, a 1ª solução totalmente digital do setor que conecta, por meio da internet, usuários, técnicos, elevadores e escadas rolantes. A tecnologia utiliza análises avançadas para ofertar produtos e serviços inéditos, colocando a internet das coisas de vez no cotidiano dos centros urbanos.

O Schindler Ahead usa algoritmos de inteligência artificial para identificar, de forma preditiva, ocorrências na operação de elevadores e escadas rolantes

“Atualmente, não há no mercado brasileiro uma solução tão completa, eficiente e com tantas possibilidades quanto a que estamos apresentando com o Schindler Ahead”, afirma Flavio Silva, Presidente da companhia no Brasil.

A tecnologia desenvolvida pela Schindler funciona como um plug&play e será integrada a todos os novos elevadores e escadas rolantes comercializados pela empresa. Modelos já existentes também poderão ser adaptados para receber a solução.

Uma das novidades do Schindler Ahead é usar algoritmos de inteligência artificial para identificar, de forma preditiva, possíveis ocorrências na operação de elevadores e escadas rolantes e assim permitir que a empresa apresente soluções, desde os primeiros diagnósticos, evitando a interrupção do serviço.

A estimativa é que a tecnologia reduza em, pelo menos, 20% o número de paralisações dos equipamentos monitorados globalmente. As informações são compartilhadas em tempo real com o centro de operações da empresa e com os técnicos em campo, apresentando relatórios customizados e de alta confiabilidade sobre a operação de cada equipamento.

“A operação de elevadores e escadas rolantes é fundamental nos centros urbanos. Monitorar e antecipar falhas e interrupções do serviço, usando a tecnologia disponível, é nosso papel como fornecedores desta indústria. E, para isso, nos aliamos a empresas de grande porte, líderes em seus respectivos setores, como GE, Huawei e Apple no desenvolvimento do Schindler Ahead. Todos os equipamentos que possuem a tecnologia têm seus dados verificados, 24X7, em uma plataforma na nuvem que analisa a performance e assegura a precisão das medidas preditivas a serem tomadas, garantindo uma efetiva redução da inatividade dos equipamentos”, explica Flavio.

A tecnologia já está disponível em algumas cidades do País. Até o final do segundo semestre de 2018, a empresa percorrerá 12 grandes localidades brasileiras para apresentar as vantagens do Schindler Ahead ao mercado nacional. “A receptividade tem sido fantástica. Quase 100% dos clientes, ao conhecerem melhor a solução, se interessam em tê-la nos seus equipamentos”, comenta Silva.

Benefícios

Com o Schindler Ahead, informações como o movimento da porta e a temperatura de peças são coletadas. Essas mesmas informações são enviadas para a Cloud Platform, mecanismo de análise de Big Data e Inteligência Artificial. “A Cloud Platform permite a análise e a correlação desses dados para realizar, por exemplo, uma manutenção preditiva focada naquele equipamento. Desta forma, nossas ações reduzem ou eliminam o tempo de inatividade dos equipamentos”, afirma Fabio Dans, Supervisor do Schindler Ahead na companhia.

Entre os muitos benefícios disponibilizados pelo Schindler Ahead está o ActionBoard, um painel de controle desenvolvido para auxiliar o trabalho de administradores de condomínio, síndicos e zeladores. Com ele, os clientes verificam em tempo real, direto do computador ou por meio de aplicativo no celular, as atividades em curso, os indicadores de performance e estatísticas de uso dos equipamentos, desfrutando de muito mais agilidade, visibilidade e comodidade na obtenção de informações.

O Schindler Ahead garante ainda novos canais de comunicação e possibilidades de interação com os usuários. Em Zurique, na Suíça, por exemplo, os elevadores da maior estação de trem do país estão conectados à tecnologia e disponibilizam aos passageiros, por exemplo, os horários de cada trem.

A Companhia Ferroviária da Suíça enviou ao Grupo Schindler a seguinte avaliação: “Até 2019, queremos ter a estação de trem mais digital do mundo. O Schindler Ahead permite um tempo de inatividade mínimo e oferece até mesmo novas formas de comunicação e interação com os passageiros, como o DoorShow”. O Doorshow é uma solução pioneira que utiliza as portas dos elevadores para projetar conteúdo multimídia a partir de um projetor conectado à internet. Se usado para a publicidade, pode ser uma fonte de receita extra.

Com o BlackBoard – a versão digital e interativa do antigo mural de recados dos edifícios – moradores se mantêm informados sobre comunicações gerais do condomínio e passam a contar com um canal para publicidade.  Uma das maiores companhias habitacionais da Áustria afirma em nota: “Manter os moradores informados é fundamental. O quadro digital permite uma comunicação rápida e nos ajuda a reduzir a carga de trabalho”.

Em escadas rolantes, a tecnologia aliada ao Ad-Spot – um novo canal de publicidade ideal para shopping centers, aeroportos e áreas públicas – possibilita que os equipamentos também se tornem um espaço de mídia. “O Ad-Spot proporciona grande visibilidade para quem deseja expor seus produtos ou serviços, exemplifica Fabio Dans.

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