book_icon

Veeam assegura proteção de dados críticos de saúde da Unimed Ribeirão

A Veeam® Software, líder em Gestão Inteligente de Dados para a Empresa Hiperdisponível™, está ajudando a Unimed Ribeirão, unidade da maior cooperativa de saúde no mundo e a maior rede de assistência médica do Brasil, a proteger os dados críticos de clientes e pacientes. A operadora de planos de saúde e hospital na cidade de Ribeirão Preto (SP) é responsável por cerca de 200 mil vidas.

Em um cenário em que as empresas do setor de saúde têm migrado registros médicos para tecnologias digitais, é fundamental manter as informações seguras contra perdas e possíveis ciberataques, além de disponíveis para os profissionais médicos e laboratoriais. A Unimed Ribeirão está usando o Veeam Backup & Replication para proteger e preservar dados de saúde dos beneficiários, históricos de otimização da operadora, informações de prontuário eletrônico e outros sistemas usados na administração do cuidado ao paciente.

“A solução da Veeam protege sistemas e dados médicos sigilosos importantes, dados que não podem ser perdidos. Imagina perder um prontuário eletrônico de um paciente internado há meses – a perda do histórico desse paciente pode influenciar na conduta médica. Acredito que esses dados são até mais importantes do que os da área financeira, porque referem-se ao bem mais valioso que temos – a vida”, disse Fabiano Rezende, Gerente de TI da Unimed Ribeirão.

Em um mundo onde os dados estão se alastrando por todos os lugares, em apps, sistemas e nuvens, muitas empresas têm dificuldade em proteger suas informações. De acordo com o Relatório de Disponibilidade de 2017 da Veeam, três de quatro empresas respondentes reconhecem que possuem uma ‘lacuna de proteção’, ou seja, sabem que não conseguem proteger seus dados com a frequência necessária para garantir a continuidade dos negócios. “Com o investimento na solução da Veeam, reduzi um risco que teria se não tivesse protegido as informações críticas. A Veeam representa uma economia que não consigo mensurar, porque preserva os dados da operadora e do hospital. Quanto valem esses dados para a Unimed Ribeirão? Têm um valor muito alto, impossível de mensurar, porque são fundamentais para o negócio”, completou Fabiano Rezende.

Além da proteção para a continuidade do tratamento de pacientes, a tecnologia da Veeam assegura o cumprimento das regulamentações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que determina que as operadoras de planos de saúde são responsáveis pela salvaguarda das informações dos beneficiários.

Com a facilidade de uso e recursos proporcionados pela Veeam, a Unimed Ribeirão obteve operações Always-On, além de backup, recuperação e replicação velozes, e um plano de recuperação de desastres definido e eficaz. A equipe da Unimed Ribeirão contou com a ajuda da BS4IT Soluções, parceiro ProPartner da Veeam. “A BS4IT acredita que as soluções desenvolvidas pela Veeam proporcionam um alto padrão de disponibilidade, proteção de dados e continuidade de negócios, requisitos muito importantes no caso da Unimed Ribeirão”, disse Nélin Constâncio Moraes, Executiva de Contas da BS4IT Soluções.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.