book_icon

Renner cria ferramenta de busca por imagem com uso de inteligência artificial

A empresa é a 1ª varejista de moda do Brasil a oferecer recurso que permite tirar fotos de peças desejadas e inserir as imagens no aplicativo para escolher produtos no e-commerce
Renner cria ferramenta de busca por imagem com uso de inteligência artificial

Ciente de que a tecnologia deve estar a serviço do varejo para melhorar cada vez mais a experiência de compra, a Renner trabalha constantemente no desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas aos clientes. A empresa é a primeira varejista de moda do Brasil a lançar uma ferramenta de busca por imagem, disponível no seu aplicativo de e-commerce, que pode ser encontrado na App Store e na Play Store.

A IA também consegue ler o tipo de produto que o usuário quer e seleciona e exibe peças similares às que são fotografadas

O recurso vale-se da inteligência artificial para facilitar a vida dos consumidores. Funciona assim: quando uma pessoa ver alguém vestindo uma roupa ou acessório de que gostou, pode fotografar o look na hora ou selecionar uma foto que já está na galeria do seu celular e então carregá-la a partir do ícone “busca por imagem” do App, que aparece ao clicar na lupa, na barra inferior de funcionalidades. Se a peça for da Renner, o aplicativo abrirá a página do produto para que o cliente efetue a compra – sempre, é claro, que o item estiver em estoque.

A inteligência artificial também consegue ler o tipo de produto que o usuário quer. Assim, a ferramenta seleciona e exibe peças similares às que são fotografadas, servindo como instrumento para que o consumidor encontre facilmente no e-commerce da Renner looks que são tendência da estação.

“A Renner está sempre atenta às oportunidades de ampliar as funcionalidades oferecidas na esfera digital de forma a integrar o meio físico e online, proporcionando praticidade aos clientes. A busca por imagem, além de cumprir este propósito, ainda torna a experiência de compra mais agradável e interativa”, afirma o gerente geral de E-commerce da Lojas Renner, Ronaldo Magalhães.

Como utiliza inteligência artificial e machine learning, a busca por imagem aprende conforme o seu volume de uso vai aumentando. Além disso, a função reage mais positivamente quando os dados são coletados de forma assertiva, focando no objeto a ser pesquisado, e não no espaço à sua volta. Por isso, a ferramenta permite cortar e girar as fotos.

A busca por imagem amplia o ambiente omnichannel criado pela varejista, unindo-se a outros recursos já existentes no App da Renner, como a busca por código de barras.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.