book_icon

Adaptworks conquista certificação inédita na América Latina para AgileCoach

Certificado internacional fornecido pelo instituto ICAgile reconhece que a empresa adota as melhores práticas em relação à aplicação do treinamento

A Adaptworks, focada em treinamentos e consultoria em métodos ágeis, acaba de anunciar que foi reconhecida pelo ICAgile, um das mais respeitadas entidades globais de certificação e credenciamento do método Agile, que ajuda as organizações a conceber experiências de aprendizagem que cultivam uma mentalidade ágil e permitem uma agilidade organizacional sustentável.

A empresa recebeu o ICP-ACC (ICAgile Certified Agile Coaching), considerado o mais importante certificado do mercado Ágil, que reconhece aqueles que aplicam as melhores práticas em Agile Coach – um processo que oferece suporte para que um indivíduo explore seus modelos mentais, suas dificuldades, ameaças, forças, competências e ações relacionadas ao atingimento de suas metas e propósitos.

“Depois de um rigoroso processo de acreditação que consistiu em diversas provas e avaliações, somos os primeiros na América Latina a obter o ICP-ACC . Esta conquista é fruto de um trabalho que desenvolvemos há quase 10 anos para disseminar o conceito Ágil no Brasil, através de treinamentos aplicados por instrutores renomados que conduzem os alunos à adoção e à adaptação cultural das práticas ágeis, a fim de alcançarem os melhores resultados em seus projetos”, afirma Roberto Baptista, CLO (Chief Learning Office) da Adaptworks.

O ICP-ACC considera fatores como a mentalidade, funções e responsabilidades de um Agile Coach, e quem o conquista está apto para aplicar a orientação, a facilitação, a consultoria, o ensino e o treinamento, obtendo as habilidades necessárias para criar um ambiente seguro para uma colaboração significativa e resolução de conflitos saudáveis dentro de uma equipe ágil.

Baptista comenta sobre a demanda para este tipo de treinamento no Brasil. “Cada vez mais ele tem ganhado relevância no mundo corporativo. Há uma consciência maior das empresas de que existem situações nas quais coordenadores, líderes, gestores, Scrum Masters, ou até mesmo Product Owners não conseguem compreender e atuar na dinâmica psicossocial de uma organização complexa; e, que, para esses momentos, a prática de Agile Coaching surge como a melhor solução”.

O curso Agile Coach é oferecido pela Adaptworks desde 2012 e contempla um total de 16 horas. O aluno passa por uma imersão 100% prática no processo de Agile Coaching aplicado aos desafios relacionados à adoção/liderança de processos ágeis (Scrum, XP, FDD, SAFe etc). São abordados diferentes ferramentas e modelos de Coaching para maximizar a performance de indivíduos e times envolvidos nos ecossistemas ágeis. O público-alvo são Coaches, Mentores, Consultores, Especialistas em Processos, Líderes de equipe, Scrum Masters, Coordenadores, Gestores, Executivos de TI, e os pré requisitos são noções da filosofia ágil e experiência em projetos/trabalho em ambientes de TI.

Simone Pittner, Agile Transformation Coach da Adaptworks, acredita que o momento digital vivido pela sociedade esteja infuenciando o advento dos métodos ágeis. “Falamos cada vez mais de produtos digitais, e, para criá-los, as empresas precisam de agilidade nos processos para disponibilizá-los de forma rápida, saindo na frente da concorrência. Neste sentido, o Agile Coach pode contribuir muito ao mudar a forma de pensar das pessoas em relação à construção diferenciada do produto”, comenta ela completando que, nos últimos dois anos, a busca por esses cursos mais que duplicou.

Para este ano já estão abertas as incrições para os cursos de AgileCoach oferecidos pela Adaptworks.
Acesse http://www.adaptworks.com.br/Training/Detail/acp-agile-coach-professional e saiba mais.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.