book_icon

Dígitro investe em soluções de inteligência privada para empresas evitarem perda de ativos

Dígitro investe em soluções de inteligência privada para empresas evitarem perda de ativos

Em razão de sua expertise no segmento de inteligência a Dígitro, reconhecida como empresa estratégica certificada pelo Ministério da Defesa, está investindo no desenvolvimento de soluções para a realização da gestão da recuperação de ativos. Sediada em Florianópolis, a empresa possui mais de 40 anos de atuação nos mercados de comunicação e inteligência, e criou uma metodologia investigativa para fazer a gestão de riscos dos ativos das organizações de forma preventiva, auxiliando na recuperação ou prevenção da perda de ativos.

A técnica usada pela Dígitro é baseada em riscos e inteligência indutiva para descobrir o ativo, como pode ser “escondido” e, consequentemente, entender como pode ser perdido. Por exemplo: uma organização deu, em garantia, uma fazenda para a tomada de um crédito. Sabendo da possibilidade de perder esse bem, o devedor pode se antecipar e vendê-la a um terceiro ou passar a titularidade do imóvel para outra pessoa. Outra situação hipotética é quando uma organização promove fraude jurídica. Nesse caso, a solução da Dígitro auxilia o gestor de ativos – a figura do asset management (gerente de recursos) — a monitorar, por meio de tecnologias e processos, se o devedor está usando alguma forma de “esconder” o ativo e, consequentemente, gerar a sua perda.

Inadimplência preocupa mercado — Nos últimos anos o volume de inadimplência, tanto de consumidores finais quanto das empresas, tem sido um fator preocupante para o mercado. De acordo com dados divulgados na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual total de endividados nas famílias brasileiras era de 61,2%. Destes, 24,9% afirmaram que possuem dívidas ou contas em atraso, e outros 9,7% que não terão condições de pagar. A título de comparação, no início de 2017 o percentual era um pouco menor, de 58,7%. Já no ambiente corporativo, 2017 encerrou com um número recorde de empresas inadimplentes: 5,3 milhões, de acordo com informações repassadas pela consultoria de crédito Serasa Experian.

Além de impactar negativamente a vida financeira das famílias, esse cenário também influencia o mercado que depende desses ativos que deixam de ser devolvidos. O desafio não é apenas tentar reaver os ativos que foram perdidos, mas evitar que pessoas ou organizações venham a perder aqueles que estejam em processo de devolução.

Para o assessor de desenvolvimento de negócios estratégicos da Dígitro, Adriano Dias, a tecnologia associada à inteligência pode ser um recurso viável para auxiliar a gestão de recuperação de ativos. “Em um momento no qual se tenta evitar que pessoas e organizações venham a se tornar inadimplentes ou, ainda, em caso de aumento desse índice, entender como evitar perder ativos pode ser uma saída. Especialmente quando há a possibilidade de usar tecnologias em favor dos negócios”, afirma.

Sobre a Dígitro

A Dígitro está desde 1977 no mercado desenvolvendo soluções de inteligência e comunicação. Atualmente conta com soluções Software as a Service (SaaS), além de seu portfólio on premise. São utilizadas por organizações brasileiras e internacionais. Com sede em Florianópolis, a empresa é pioneira no mercado de tecnologia e inovação, além de ser 100% brasileira. A Dígitro tem atuação em vários países da América Latina, e conta com uma subsidiária no Peru. Mais informações pelo site www.digitro.com.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.