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Inteligência artificial prospera no setor de logística

Automação de back office, operações previsíveis, logística inteligente e novos modelos de experiência do consumidor são tendências, aponta relatório da DHL e da IBM
Inteligência artificial prospera no setor de logística

Em relatório conjunto, a DHL e a IBM identificaram as implicações e os casos de uso da IA para o setor de logística e concluíram que a Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de aumentar significativamente as capacidades humanas. Embora a IA já seja onipresente na esfera do consumidor, como demonstrado pelo rápido crescimento de aplicações de assistente de voz, o estudo aponta que as tecnologias de IA estão se desenvolvendo rapidamente, possibilitando que novas aplicações sejam adicionadas ao setor.

O aumento da adoção de inteligência artificial nas áreas de consumo e empresarial, juntamente com as redes logísticas físicas e digitais, impulsionará novos níveis de criação de valor

Muitos setores foram bem-sucedidos na adoção de IA em suas operações diárias, como o setor de engenharia e manufatura: A inteligência artificial está sendo utilizada nas linhas de produção para ajudar a otimizar a produção e manutenção através do reconhecimento de imagem e interfaces conversacionais. No setor automotivo, a IA está sendo utilizada exaustivamente para aprimorar as capacidades de auto aprendizado dos veículos autônomos. Muitos outros exemplos demonstram os benefícios da IA voltados para a capacidade de transformar o mundo da indústria após seu impacto transformacional no mundo do consumidor.

Com a ajuda da IA, o setor de logística mudará seu modelo operacional de ações reativas para um paradigma previsível e proativo, criando visões melhores a custos favoráveis nas atividades de back office, operacionais e voltadas para o consumidor. Por exemplo, as tecnologias de IA podem utilizar o reconhecimento de imagem avançado para rastrear a condição das remessas e ativos, possibilitar autonomia completa ao transporte, ou prever flutuações dos volumes de remessa mundiais antes que aconteçam.

A IA aumenta claramente as capacidades humanas, mas também elimina o trabalho rotineiro. Isso mudará o foco das forças de trabalho de logística para um trabalho mais significativo e com valor agregado. O aumento da adoção de IA pode, por exemplo, ajudar os prestadores de logística a enriquecer a experiência do consumidor por meio de engajamento conversacional e realizar a entrega de artigos até mesmo antes que o cliente faça o pedido.

“A tecnologia está transformando as cadeias de valor tradicional do setor de logística e os ecossistemas estão reformulando as empresas, as indústrias e as economias”, afirma Keith Dierkx, Líder da Indústria Global da IBM no Setor de Frete, Logística e Ferroviário. “Ao utilizar IA nos processos centrais, as empresas podem investir mais em pontos cruciais do crescimento estratégico para modernizar ou eliminar sistemas de aplicações existentes. Isso pode tornar ativos e infraestrutura existentes mais eficientes, ao mesmo tempo em que a força de trabalho ganha mais tempo para aprimorar suas habilidades e capacidades”.

No relatório, a DHL e a IBM concluem que a inteligência artificial se tornará tão onipresente no setor industrial quanto já é no mundo do consumidor. A IA transformará o setor de logística em um ramo proativo, previsível, automatizado e personalizado. Levando isso em consideração, o relatório fornece perspectivas e melhores práticas sobre como empresas de logística podem aproveitar e adotar a IA em suas cadeias de suprimento globais.

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