book_icon

Dobroflot adota monitoramento inteligente de combustível para frota pesqueira com solução de IoT desenvolvida pela Orange Business Services

A operadora russa de frota de pesca Dobroflot Group vai implementar a solução de IoT para monitoramento de combustível da Orange Business Services. A plataforma ajuda a otimizar o consumo de combustível, a analisar as condições climáticas e a posição da embarcação, trazendo uma economia de até 10% dos custos com combustível e, também, ajudando a evitar o consumo não autorizado de combustível. O produto faz uso de uma solução de satélite totalmente gerenciada da Orange Business Services que conecta os navios da Dobroflot e as operações em terra.

A Dobroflot, principal fabricante de conservas de pescados no Extremo Oriente, vai utilizar a solução IoT inicialmente em um único navio, antes de passar a usar em outros oito de sua frota, incluindo o Vsevolod Sibirtsev, maior fábrica flutuante de conservas de pescados do mundo. A solução permitirá que a Dobroflot controle com precisão o consumo de combustível online enquanto estiver no mar, bem como durante o abastecimento e reabastecimento. Isso ajudará a tripulação a reduzir as perdas comerciais monitorando continuamente o motor principal da embarcação, seus geradores a diesel auxiliares e caldeiras.

Para desenvolver a solução de IoT customizada, a Orange Business Services associou-se à Technodar, especialista russa em sistemas de monitoramento de consumo de combustível e de transporte por satélite. A Technodar aproveita a tecnologia de medição de vazão de alta precisão Coriolis para mensurar o fluxo de massa por meio de um tubo. Os sensores alimentam as medições diretamente na solução de IoT, que envia os dados de volta à terra por um terminal VSAT integrado. A solução não requer investimento inicial da Dobroflot, que pagará apenas uma assinatura mensal pelo serviço.

“A economia gerada pela solução de IoT da Orange Business Services terá um impacto significativo em nossos resultados, já que cerca de metade dos custos operacionais de uma embarcação estão relacionados ao combustível. Um sistema IoT ativo a bordo de nossos navios nos permitirá coletar dados em tempo real e mapear as rotas mais eficientes”, comemora Evgeny Stepanov, CTO da Dobroflot.

“Passamos a discutir implementação de soluções de IoT com a Dobroflot depois de implantar com sucesso terminais de satélites VSAT em toda a sua frota. Em conjunto, chegamos à conclusão de que as soluções Orange Business Services poderiam fornecer a Dobroflot um conjunto de ferramentas e aplicativos que visam reduzir seus custos operacionais, detectar ineficiências e prever quando a manutenção é necessária – seja no mar ou em terra. Este projeto demonstra novamente que a Orange é líder no desenvolvimento e gerenciamento de soluções globais de IoT”, diz Richard Van Wageningen, vice-presidente sênior para Oriente Médio, África e Rússia da Orange Business Services.

A implementação piloto será a bordo de uma embarcação de transporte refrigerada, que é usada para navegar em locais de difícil passagem no Nordeste do Ártico. A Dobroflot é a única empresa de pesca russa que utiliza esta rota para transportar mercadorias para a parte central da Rússia. A solução de satélite totalmente gerenciada da Orange Business Services e o sistema de monitoramento de combustível tornarão a rota mais segura e eficiente para as embarcações da Dobroflot.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.