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Monsanto faz primeiro investimento em startup brasileira

Grão Direto, empresa que criou plataforma para digitalizar a cadeia de compra e venda de grãos, recebe aporte de R$ 2,3 milhões de três empresas
Monsanto faz primeiro investimento em startup brasileira

A divisão global de ventures da Monsanto, a Monsanto Growth Ventures (MGV), juntamente com o Canary e os criadores do fundo OpenVC, investirão R$ 2,3 milhões no desenvolvimento e crescimento da Grão Direto, startup de Uberaba (MG) e criadora de uma plataforma que digitaliza o processo de originação de grãos. Esta é a primeira vez que uma startup brasileira recebe investimentos diretos da MGV, que vem investindo em startups desde 2011.

“Nós facilitamos o processo de negociação entre o produtor rural e o comprador trazendo muito mais informação e integração para apoiar ambos os lados”, Alexandre Borges

A Grão Direto conta com uma plataforma web para computadores e aplicativo para smartphones, auxiliando agricultores e compradores a encontrarem os melhores negócios e de modo muito mais eficiente e seguro.

“O agricultor, já habituado com a tecnologia no seu dia-a-dia dentro da porteira, agora também pode aproveitar os benefícios da tecnologia em suas vendas. Nós facilitamos o processo de negociação entre o produtor rural e o comprador trazendo muito mais informação e integração para apoiar ambos os lados”, explica Alexandre Borges, CEO da Grão Direto.

Borges conta que a vantagem da Grão Direto é tornar mais ágil, prático e seguro um processo que hoje é todo feito por telefone com muitos desperdícios no caminho. “Atualmente os compradores contatam os produtores por telefone para negociar grãos. Gasta-se muito tempo e dinheiro nesse processo. Na Grão Direto aqueles compradores e vendedores com maior potencial para fazerem negócios são conectados por meio do sistema e podem negociar diretamente seus preços, condições de entrega, prazos e quaisquer outros aspectos importantes para o fechamento. A negociação pode ser toda feita através do sistema”, detalha Borges.

O aplicativo existe há pouco mais de um ano e meio e conta com mais de 1,3 mil produtores de grãos cadastrados. Estes produtores estão espalhados por mais de 250 municípios do Triângulo Mineiro, Noroeste de Minas Gerais e Sul de Goiás. Do lado dos compradores, já são mais de 70 empresas que utilizaram a plataforma para suas negociações, desde cooperativas, tradings, fábricas de ração e corretores.

A intenção da Grão Direto com o aporte é acelerar ainda mais o desenvolvimento de seus produtos e serviços, além de estabelecer parcerias com outras empresas de tecnologia e instituições financeiras para tornar a cadeia de grãos mais digital. Os recursos também serão utilizados para ampliar a área de atuação para as principais regiões produtoras e compradoras de grãos do país, o que demandará aumento no quadro de funcionários. “Nos próximos meses, o objetivo é ampliar bastante a equipe com novas contratações para todas as áreas da empresa”, antecipa Borges.

Acelerar soluções inovadoras

Para o líder da Monsanto Growth Ventures no Brasil, Bernardo Nogueira, o investimento da divisão de ventures da Monsanto em startups, como a Grão Direto, complementa o negócio da Monsanto e oferece aos produtores melhores ferramentas e tecnologias para suas atividades no campo.

“O benefício de investirmos em startups é nos manter próximos desses empreendedores, para identificar rapidamente ideias emergentes e promissoras”, diz Nogueira. “Estamos otimistas, pois acreditamos que a Grão Direto, à medida que cresce e evolui como empresa, irá enriquecer o cenário digital em constante mudança da agricultura moderna”, complementa o líder da Monsanto Growth Ventures.

Além da Monsanto Growth Ventures, a Grão Direto também está recebendo aporte dos criadores do fundo OpenVC e do Canary, que concentra seus investimentos em startups que estão na fase entre a captação de investimento semente e a primeira rodada Série A.

“O mercado de agrotech vem crescendo muito no Brasil e estamos olhando com muita atenção para as startups e empreendedores com potencial para deslanchar nesse segmento”, afirma Marcos Toledo, co-fundador do Canary.

Para o OpenVC, o foco é inovar na hora de comprar e vender grãos. “Estamos bastante confiantes na capacidade do time da Grão Direto para transformar a cadeia de comercialização de grãos no Brasil”, diz o co-fundador do OpenVC, Mauro Muratório Not.

A Grão Direto foi fundada em 2016, em Uberaba (MG), com o objetivo de digitalizar a cadeia de commodities agrícolas, ajudando produtores rurais e compradores a comercializarem de modo mais eficiente, seguro, moderno e gerando muito mais integração para todo o mercado. Além de apoiar a comercialização, a empresa disponibiliza informações exclusivas do mercado físico de grãos, relatórios personalizados, notícias e também ações de marketing. O time de fundadores da Grão Direto é composto por quatro sócios com excelência acadêmica (FGV, USP, UNICAMP), vivência internacional e experiência em segmentos-chave para o negócio: agro, tecnologia, gestão e empreendedorismo.

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