A Getrak, companhia especializada em desenvolvimento de softwares para IoT, apresenta entre os dias 22 e 24 de maio, na EXPOSEC 2018 – a maior feira internacional de segurança –, dois novos lançamentos para o mercado de IoT que prometem diminuir o tempo médio entre roubo e recuperação de veículos e cargas de 3 a 4 horas para 40 minutos. Enquanto a plataforma inteligente Getrak 5.0 é voltada para a gestão de frotas e padrões de uso promete gerenciar de forma preditiva riscos de veículos e cargas de maneira completa, o dispositivo portátil Sigfox possui conectividade inclusa e bateria para até três anos.
A plataforma recebeu aporte de R$ 8 milhões e levou dois anos para ser desenvolvida, sendo 12 meses dedicados à pesquisa em 500 centrais de rastreamento. Entre os seus diferenciais estão planos de gerenciamento de risco, relatórios online com indicadores sobre como reduzir o custo de uma frota em campo – de acordo com a análise da condução de cada veículo. Além disso a plataforma está integrada ao sistema Deep Track, que processa em tempo real todas as informações dos rastreadores e dispositivos IoT. Dessa maneira é possível gerar alertas preditivos para os condutores sobre as chances de o carro está sendo furtado antes mesmo do proprietário perceber.
Entre os seus diferenciais estão planos de gerenciamento de risco, relatórios online com indicadores sobre como reduzir o custo de uma frota em campo – de acordo com a análise da condução de cada veículo. Além disso a plataforma está integrada ao sistema Deep Track, que processa em tempo real todas as informações dos rastreadores e dispositivos IoT. Dessa maneira é possível gerar alertas preditivos para os condutores sobre as chances de o carro ser furtado antes mesmo da ação acontecer.
“Percebemos que, para cada gestor de frotas, havia a necessidade específica de relatórios e alertas. Um veículo que possui rastreador para acompanhamento de telemetria ou logística possui demandas diferentes que um veículo que está sendo rastreado para segurança. Isto nos levou a criar uma plataforma mais flexível e assertiva na entrega de dados para cada tipo de cliente e integrada com ao Deep Track. Esta nova tecnologia é o nosso grande diferencial para as centrais de rastreamento que já utilizam a nossa tecnologia”, explica Frederico Menegatti, CEO da Getrak.
Já o dispositivo Sigfox recebeu aporte de R$ 800 mil e promete trazer para as centrais de rastreamento versatilidade e economia. Além de ser um dos primeiros dispositivos IoT de desenvolvimento 100% nacional, o equipamento possui conectividade inclusa sem a necessidade de instalação de chips de dados e bateria que pode durar até três anos, possibilitando utilização no monitoramento de qualquer tipo de dispositivo, até mesmo, pessoas ou pets, além de proporcionar uma instalação rápida e barata em qualquer tipo de veículo. Estas características ampliam de forma expressiva as possibilidades de mercado para as empresas de rastreamento e segurança.
“A tecnologia Sigfox alia o baixíssimo custo de conectividade ao baixo consumo de energia e longo alcance. Estas características estão disponíveis no serviço que é oferecido pela WND Brasil, e detém a exclusividade da tecnologia Sigfox no Brasil em praticamente todo o território nacional, e faz com que seja possível o desenvolvimento de inúmeras soluções de Internet das Coisas, para diversas atividades da economia nacional, inclusive para rastreamento e segurança”, explica o engenheiro Eduardo Iha, diretor de Negócios da WND Brasil.
Durante a feira, interessados também poderão conferir algumas novidades: a primeira delas é um simulador do Getrak 5.0, no qual os visitantes poderão visualizar a funcionalidade do hardware no seu próprio rastreador. Outra novidade será um painel com um panorama sobre a conectividade no Brasil e no mundo com demonstrativos de produtos conectados à internet das Coisas, que hoje já cria novas possibilidades de acesso e ativações para serviços e produtos; demonstrativos de equipamentos importados dos Estados Unidos e Europa que ainda não foram lançados no Brasil, além de um dossiê elaborado pela empresa com um levantamento que mostra a recuperação de veículos e cargas no país por meio de soluções tecnológicas.
Os lançamentos fazem parte de uma série de ações e investimentos da Getrak para o mercado IoT, com criação de soluções e redes para conectividade de dispositivos, equipamentos e plataformas computacionais.
Getrak na EXPOSEC 2018
Data: de 22 a 24 de Maio de 2018
Horário: das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo – SP, 04329-100
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo