book_icon

Cultura Data Driven: os dados serão ativos nas companhias, como isso afeta sua equipe?

Cultura Data Driven: os dados serão ativos nas companhias, como isso afeta sua equipe?

Por Leonardo Dias

Proveniente da transformação digital, o Big Data – grande conjunto de dados armazenados –é uma das tecnologias emergentes com capacidade de gerar valor para as companhias, sendo um tipo de solução que tende a se valorizar. Segundo estimativa da Gartner, empresa de consultoria e pesquisa, até 2021 as organizações passarão a ser valorizadas de acordo com seu portfólio de informações, sendo esse um dos maiores ativos que os negócios terão.

Nesse sentido, a tendência é que o modelo Data Driven seja cada vez mais utilizado. Com ele, as corporações irão tomar decisões precisas por meio da análise de informações, gerando insights preciosos, que dependem de uma margem de assertividade grande para aumentar as margens.

Para isso, é preciso que as organizações entendam a necessidade da criação de cultura organizacional voltada para dados, colocando-os no centro de todo o planejamento estratégico e das tomadas de decisões. Essas informações são cada vez mais versáteis, podendo ser coletadas de diferentes fontes e com variados propósitos, como gerar mais vendas, engajamento, leads e melhores resultados.

Para os times de todos os setores, essa cultura é capaz de gerar vantagens, resultando em um diferencial competitivo estratégico. Uma pesquisa realizada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) mostrou que as organizações que guiam suas ações com base em dados possuem um aumento de produtividade entre 5 e 6%.

Porém, para que essa cultura represente uma mudança positiva, é preciso que os colaboradores estejam alinhados e preparados. Para garantir que isso ocorra, é necessário treiná-los para atuar de acordo com a nova cultura corporativa. É primordial deixar claro quais são os dados que norteiam as decisões da companhia, gerando senso de urgência e prioridade.

Para conseguir destaque, em qualquer área, é preciso estar atento às tendências e técnicas modernas. Com a tecnologia não há diferença: é preciso estudo, pesquisa e vontade de experimentar. Essas características, junto com a adaptabilidade, farão com que empresas e profissionais gerem oportunidades a partir de seus diferenciais.

Leonardo Dias é CDO da Semantix, empresa especializada em Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Análise de dados. http://semantix.com.br/

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento