book_icon

Cryptojacking: imperceptível, mas ameaçador

A nova onda dos hackers é o Cryptojacking, que consiste em um malware de mineração de criptomoedas, também conhecido como cryptocurrency mining. Basicamente, funciona assim: os hackers acessam computadores alheios para gerar moedas digitais por meio da execução de scripts ocultos no navegador. Sem a necessidade de instalação, o script é executado quando você acessa uma página Web infectada com o código malicioso. É um processo invisível e enquanto você estiver na página Web o script estará em execução. Quando você sai da página, a execução é encerrada.

De acordo com o Relatório de Ameaças à Segurança na Internet – 2018 da Symantec, a mineração de moedas gerou um aumento de 8.500% nas detecções de mineradores em computadores em 2017 e os números só tendem a crescer.

Criptomoedas

Os cryptocurrency mining mais conhecidos são Coinhive e Stratum. Pelo Coinhive os hackers mineram ilegalmente a criptomoeda Monero (sigla xmr). Para quem nunca ouviu falar, Monero é uma criptomoeda sem rastreabilidade.

Para efeito de entendimento, abaixo está a diferença entre as moedas digitais Bitcoin e Monero:

Existem computadores projetados especificamente para a criptografia de mineração, chamados de ASICs. No entanto, qualquer tipo de computador – pessoal, corporativo, smartphones ou qualquer tipo dispositivo com acesso à internet – estão na mira dos hackers.

Ataques recentes

Em 2018, a Tesla sofreu um ataque por cryptojacking nos seus servidores hospedados na AWS (Amazon Web Services). Ataques semelhantes também ocorreram com os sites do sistema de tribunais federais dos EUA e o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Possíveis danos

  • O computador fica lento, pois está consumindo muito a CPU do dispositivo;
  • Aumenta o gasto com a conta de energia;
  • As corporações correm o risco de desativação de suas redes; e
  • Risco de danos físicos ao dispositivo devido a sobrecarga de processamento e superaquecimento.

Dicas para se proteger

  1. Proteja seu computador com um antivírus e o mantenha sempre atualizado.
  2. Atualmente, o antivírus não é suficiente. Instale também um antimalware.
  3. No navegador, seja no seu computador ou celular, bloqueie os anúncios e desbloqueie somente se você confiar no site.
  4. Mantenha todos os softwares sempre atualizados.
  5. Utilize senhas fortes e não as repita em diversas contas.
  6. Mantenha-se informado! Ter conhecimento sobre os princípios básicos de segurança e estar atualizado também lhe garante proteção.

*Márcia Garcia é gerente de projetos da Arcon

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.