A empresa de cosméticos Jequiti faturou R$ 415 milhões no ano passado e espera dobrar esse valor até 2020 revitalizando a sua estratégia de vendas e lançando o seu canal online. Reconhecida no mercado pelo uso de imagem de celebridades e produtos de valor acessível, a marca tem como missão levar o luxo ao alcance de todos, o que aumentava ainda mais a expectativa sobre o novo canal de vendas.
Na preparação do lançamento do seu e-commerce, a empresa buscava uma experiência do usuário extremamente positiva e conectada com os valores da marca. O projeto era complexo, já que os ciclos de campanhas de catálogo de venda direta variam de acordo com a região geográfica. Por isso, clientes em diferentes áreas do País deveriam ser apresentados a conteúdos e ofertas vigentes em sua região no momento de compra.
Para atender a essas expectativas, a Jequiti firmou uma parceria com a RichRelevance, especializada no setor de personalização, que proporcionou a flexibilidade e o machine-learning específico para o e-commerce da marca. Desde a primeira visita do consumidor ao portal da Jequiti, o site se personaliza dinamicamente em tempo real seguindo as campanhas vigentes da região do cliente, seu histórico de navegação no site, o contexto em que ele está inserido e o seu comportamento de compra.
A Inteligência Artificial das ferramentas da RichRelevance aplica o algoritmo com maior propensão a conversão e apresenta produtos que atendam melhor às necessidades de cada indivíduo. Com isso, recomendações de reabastecimento, itens complementares aos produtos já comprados, e lançamento são apresentados de acordo com cada contexto do ciclo de compra, respeitando sempre as regras de negócios estabelecidas no ciclo da região.
Ao tornar o seu e-commerce responsivo ao usuário, o engajamento dos clientes Jequiti tem aumentado em todas as regiões geográficas, as vendas online dispararam, crescendo 40% mês a mês – e representam agora uma considerável parcela das vendas totais da marca. “A RichRelevance nos ajudou a lançar nosso e-commerce com uma experiência que comunica a assinatura da marca de levar produtos acessíveis com o poder das estrelas. Assim, podemos conectar os clientes com conteúdo e produtos que estão alinhados não somente com as nossas regras de negócio, mas também com suas necessidades”, afirma Marcel Albuquerque, Head de E-commerce da Jequiti.
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