book_icon

Demonstrações autônomas de drones serão destaque na Droneshow

São Paulo, maio de 2018 – Durante a DroneShow, uma das maiores feiras de drones do mundo, um dos destaques serão as apresentações da equipe Black Bee Drones que, a partir de uma programação, realizarão atividades e ações sem interferência do piloto. A equipe visa estimular o desenvolvimento de tecnologias úteis do International Micro Air Vehicle Competition and Conference (IMAV), competição da qual a equipe participa, estipulando provas com temáticas de problemas do cotidiano que podem ser resolvidas com o uso de um drone. A DroneShow acontece de 15 a 17 de maio, no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo.

Ano passado, a equipe Black Bee conquistou a quarta colocação na categoria Outdoor no IMAV, realizado em Toulouse, na França, ficando atrás somente das equipes da Alemanha, Singapura e China. Na DroneShow, eles irão realizar algumas aplicações que são típicas da competição mundial e outros desafios que podem ser facilmente adaptadas para situações do dia a dia. “O desafio de reconhecimento de objetos talvez seja a mais comum e com mais potencial para resolver diversos problemas do cotidiano, como a perseguição de um automóvel com drone no setor de segurança, por exemplo. A aplicação funciona por meio de reconhecimento de pontos-chave na imagem capturada pelo drone e comparadas com o do objeto em questão. Caso haja reconhecimento, o drone executa um movimento de acordo com a posição deste objeto na imagem. Tudo isso será demonstrado na Feira”, explica Caique Duarte, capitão geral da equipe, que faz parte da Universidade Federal de Itajubá.

Outra demonstração mostrará o reconhecimento facial. Com um drone autônomo de filmagem é possível aplicar essa solução utilizando um algoritmo para focar em uma pessoa específica. O público também poderá ver uma forma alternativa para controlar o drone: a aplicação de resposta a estímulos sonoros. “Nesse caso, o computador de solo, onde está rodando o sistema, identifica uma frequência específica que dispara algum comando para o drone. Essa aplicação também pode ser usada com drones de segurança que executam uma missão após o sistema identificar o som de um alarme, por exemplo”, detalha Duarte. Como os drones estão cada vez mais equipados, o sistema de prevenção de colisão revelará que, alguns aparelhos como o Phantom 4 e o Mavic Pro, ao voar para a frente contra a parede, por exemplo, ele deverá, de forma autônoma, recuar e evitar a colisão.

Além disso, de forma inédita, serão demonstradas nos drones as placas WISE-1520 da Advantech e DragonBoard 410c da Qualcomm, que trazem características promissoras, mas ainda muito pouco exploradas quando embarcadas em drones. Com elas serão demonstrados exemplos de funcionalidades que podem ser aplicadas a estes veículos. Cada demonstração levará 45 minutos, sendo 15 minutos para a preparação e 30 minutos para a execução. Serão executadas três vezes por dia em gaiolas para evitar imprevistos.

DroneShow
O evento chega à sua quarta edição e se consolidou como um dos maiores do mundo. Este ano, a Feira contará com 52 expositores, 70 palestrantes e 20 atividades que devem reunir cerca de 4 mil participantes. A DroneShow reúne as grandes novidades do setor de drones e contará em sua programação com seminários, cursos teóricos e práticos, painéis, além de exposição de produtos de última geração. Promovido pela MundoGEO, a feira reúne expositores nacionais e internacionais do segmento, fabricantes, importadores e prestadores de serviço. Em paralelo à feira acontecem cursos, seminários e debates sobre legislação, empreendedorismo, uso de drones na agricultura, inspeção de obras, segurança, filmagens profissionais, topografia e mapeamento.

Mais informações sobre a DroneShow: www.droneshowla.com ou [email protected] ou (41) 3338-7778.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.