book_icon

Conheça 13 negócios que serão transformados pela tecnologia blockchain. Um deles pode ser o seu

Como você é uma pessoa antenada com as novas tecnologias, já deve estar ouvindo muito sobre blockchain. Criado para garantir a segurança das transações com criptomoedas, como o bitcoin, o blockchain é um grande livro contábil que reúne dados criptografados que não podem ser adulterados, tornando qualquer transação bem segura e transparente.

Agora imagine que, no lugar de moedas digitais, essas transações envolvam a compra de um imóvel, a venda de uma música pelo compositor direto para um fã, a exportação de frangos para o Oriente Médio e até uma eleição para presidente.

O resultado será idêntico, já que toda operação no blockchain tende a ser transparente, segura e quase sem intermediários. Nenhuma das partes consegue alterar um dado sem o consentimento da outra. Por tudo isso, o blockchain começa a ganhar espaço em outros setores da economia, interessados em aumentar a eficiência e reduzir custos.

Conheça 13 áreas que podem ser diretamente impactadas por essa nova tecnologia.

1. Sistema financeiro. O blockchain permitirá que bilhões de pessoas tenham acesso a serviços bancários, incluindo as populações de países em situação de pobreza extrema. Aplicações baseadas em blockchain permitirão, por exemplo, remessas internacionais de dinheiro de forma rápida, com custos baixos e sem intermediários (e suas altas taxas).

2. Logística. Um banco de dados descentralizado e monitorado 100% do tempo pode gerar mais eficiência às remessas de produtos ao redor do mundo. Por permitir o controle de todas as etapas da cadeia envolvida na distribuição, o blockchain caiu como luva em projetos de logística.

3. Seguros. Com bancos de dados baseados em blockchain, acessar o cadastro dos usuários, incluindo seu histórico e sinistros, será muito mais rápido. Isso facilitará o desenvolvimento de produtos e contratos personalizados de seguros.

4. Transporte privado. Com o blockchain, não será mais necessário recorrer a aplicativos para contratar serviços de táxi, transporte privado ou carona. Os usuários e os donos dos veículos poderão negociar diretamente, em uma plataforma segura e sem intermediários (e suas taxas).

5. Ajuda humanitária. A distribuição de remédios e comida a necessitados está sujeita a corrupção e a perdas causadas por ineficiência. Sistemas de monitoramento em blockchain podem mudar essa realidade. A ONU já começa a testar a tecnologia com refugiados sírios na Jordânia.

6. Votações. O registro de eleitores e partidos, assim como a apuração de votos em uma eleição, podem estar sujeitos a adulteração mesmo em democracias consolidadas, como a dos Estados Unidos. Plataformas baseadas em cadeias de blocos criptografadas oferecem uma excelente solução para o problema, ao permitir o registro e o monitoramento de todo o processo eleitoral.

7. Sistemas de governo. As redes de computadores e as plataformas utilizadas para gerir os serviços prestados por órgãos públicos, de ministérios e secretarias a hospitais e escolas, costumam ser lentos e sujeitos a fraudes. Um sistema descentralizado, público e seguro, como o blockchain, é mais difícil de ser manipulado. Resultado: mais transparência e eficiência e menos burocracia.

8. Saúde. Essa é uma indústria que depende de confiança mútua. Plataformas em blockchain podem garantir mais segurança e privacidade na relação médico/paciente e ainda ajudar instituições da área de saúde a manter registros médicos atualizados e compartilhar informações entre profissionais, agilizando diagnósticos.

9. Distribuição de energia elétrica. Já imaginou comprar energia sem intermediários? Com o blockchain isso será possível. Projetos inovadores já estimulam não só a aquisição de energia diretamente do produtor, sem a intermediação de empresas públicas ou privadas, como também a venda do excedente. Assim, se você não usou toda a energia que comprou no mês, pode oferecer o excedente a seu vizinho gastão.

10. Entretenimento. Bandas, escritores e produtores de vídeo já podem negociar diretamente com usuários ou fãs, sem a necessidade de uma gravadora, editora ou distribuidora no meio. O blockchain permite contratos individuais e ainda resguarda o direito autoral sobre a obra.

11. Varejo. Será que o tomate e a cenoura que você compra são mesmo orgânicos? Por permitir a rastreabilidade de produtos, desde a produção na fazenda até a prateleira do supermercado, o blockchain vai representar uma revolução no varejo.

12. Mercado imobiliário. Que tal fazer a escritura de compra e venda diretamente com o proprietário do imóvel com quem está negociando? O blockchain pode se transformar na base dos chamados contratos inteligentes, que simplificam e barateiam todas as transações, incluindo as imobiliárias, eliminando assim taxas e burocracia.

13. A sua indústria. Se a sua empresa lida com grandes volumes de dados ou faz qualquer tipo de transação, prepare-se! Ela pode ser atropelada pelo blockchain. E isso não é uma má notícia, porque oportunidades de inovar não faltarão.

*Katia Militello é jornalista e sócia da TW Content, agência de conteúdo organizadora do Blockchain Festival, evento que vai acontecer dia 23 de maio de 2018 em São Paulo

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.