book_icon

Serviço de perguntas sobre saúde pela internet é aposta segura da Doctoralia

Serviço de perguntas sobre saúde pela internet é aposta segura da Doctoralia

Já pensou em tirar dúvidas sobre saúde de forma séria e prática pela internet? A Doctoralia, plataforma líder que conecta pacientes e médicos, tem como um dos principais serviços, a seção “Pergunte a um Especialista”, que de forma gratuita e anônima, permite a qualquer pessoa entrar na plataforma e fazer perguntas sobre saúde que serão respondidas por médicos especialistas.

O uso da internet abriu oportunidades para informações infinitas, que tem vantagens, mas também desvantagens que não devem ser negligenciadas. Se nos concentrarmos no campo da saúde, consultar sites gerais de busca não só pode ser duvidoso como também perigoso. A Doctoralia aposta em uma plataforma que oferece informações validadas por especialistas para que a pessoa que procura por um assunto sobre saúde consiga encontrar o especialista adequado ou sanar sua dúvida rapidamente e online.

De acordo com a Doctoralia, é comum as pessoas terem acesso a estudos e teorias, muitos de qualidades duvidosas que circulam livremente pela Internet. Especialistas chamam isso de “Superinformação” e é esse tipo de cuidado que se deve ter ao buscar livremente na internet.

É seguro pesquisar sobre saúde na internet?

De acordo com uma pesquisa da Doctoralia, 92% das pessoas têm o hábito de buscar informações de saúde pela internet, sendo que 37% buscam dúvidas após um diagnóstico médico, 27% delas usam esse meio para tratar assuntos urgentes, e 22% das pessoas buscam informações quando se deparam com problemas de saúde de crianças.

Ao utilizar sites comuns de busca, que reúnem informações sobre diversos assuntos, a chance de encontrar mensagens truncadas e duvidosas é grande. Segundo estudo da Doctoralia, 77,3% dos profissionais brasileiros estão preocupados com o fato das informações relacionadas à saúde na Internet não serem revisadas por um especialista, enquanto 49,3% dos profissionais estão preocupados que a informação não é atualizada com base nos mais recentes avanços da medicina.. “Sabemos que o acesso à informação está muito mais fácil com o uso da internet, mas isso não significa que o que encontramos lá é conteúdo validado por especialistas da área. A Doctoralia tem a missão de ajudar as pessoas a pesquisarem sobre saúde e a encontrarem o médico ideal de forma 100% confiável. São 85 mil perguntas respondidas por especialistas de saúde”, explica Carlos Lopes, country manager da Doctoralia no Brasil.

A Doctoralia incentiva as pessoas a utilizem a plataforma para que, após as pessoas fazerem as perguntas, os médicos possam validar as respostas de outros médicos e os pacientes podem interagir com os especialistas. Assim, vários médicos podem dar suas opiniões e, tanto as perguntas quanto as respostas, ficam armazenadas na plataforma. “As pessoas podem tentar fazer uma pergunta nova, mas se ela já tiver sido respondida a pessoa poderá ter acesso à resposta imediatamente e já verificar as opiniões dos médicos. É muito importante ressaltar que tirar dúvidas jamais substitui uma consulta com um profissional da saúde e a plataforma simplifica esse processo também, já que reúne os principais profissionais da área médica e auxilia os pacientes a encontrá-los rapidamente”, enfatiza Lopes.

A plataforma conta com mais de 3 milhões de respostas oferecidas pelos médicos, mais de 67 mil centros médicos e 400 mil médicos presentes. Para fazer uma pergunta aos especialistas acesse: www.doctoralia.com.br/pergunte-ao-especialista

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.