book_icon

Advogados tornam a prática do Direito mais tecnológica, mostra levantamento

De acordo com pesquisa do site Previdenciarista, cerca de 90% afirmou que ferramentas online aumentam a produtividade do trabalho
Advogados tornam a prática do Direito mais tecnológica, mostra levantamento

Pesquisa inédita realizada pelo site Previdenciarista, plataforma para consultoria especializada em Direito Previdenciário para advogados, cerca de 90% dos advogados entrevistados afirmaram investir em tecnologias e ferramentas online para aumentar a produtividade no trabalho.

A cada dia, temos pessoas mais jovens e mais antenadas às novas tecnologias atuando no Direito

O levantamento, que entrevistou 874 profissionais de todo o Brasil e foi realizado em janeiro deste ano, apontou ainda que 84% dos advogados atuam na área civil, seguidos por trabalhista (67%) e área da família, com 60%.

A pesquisa mostra ainda um perfil do profissional. A maioria é casado (72%), possui filhos (73%) e tem renda mensal de 5 mil a 10 mil reais (35%). Sobre a rotina de trabalho, cerca de 65% são donos dos próprios escritórios e 20% possuem sociedade com mais advogados.

Dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) indicam que metade dos advogados atuantes do país têm entre 25 e 40 anos – o que mostra que, a cada dia, temos pessoas mais jovens e mais antenadas às novas tecnologias atuando no Direito.

A profissão de advogado se atualizou e, por isso, o método para tanto precisa se modernizar também. Para Renan Oliveira, cofundador do Previdenciarista, o direito, assim como qualquer segmento, tem que se adaptar às tecnologias e por isso muitos profissionais já enxergaram nas plataformas e aplicativos fortes aliados.

“Conhecidas como Lawtechs, essas empresas fornecem produtos e serviços que atendem as demandas de advogados, escritórios e departamentos jurídicos utilizando inovações tecnológicas. São softwares, aplicativos e plataformas que transformam a rotina de trabalho desses profissionais, que agora podem gerir seus escritórios e processos, fazer consultas de matérias e até mesmo ter acesso a modelos de petições para facilitar o trabalho em ações judiciais”, explica.

Direito Previdenciário e a tecnologia

Estima-se que no Brasil há cerca de 145 mil advogados que atuam em Direito Previdenciário, cerca de 13% de todos os profissionais com OAB ativas no Brasil. “Ao criar o site nosso objetivo foi utilizar e oferecer a tecnologia para colocar à disposição do advogado conteúdos que o mantenham atualizados e ferramentas que otimizem o tempo gasto em tarefas rotineiras. Hoje temos, por exemplo, mais de 1.900 modelos de petições previdenciárias práticas e objetivas, usadas em casos reais, e nosso site teve só no ano passado mais de 2 milhões de visitantes”, finaliza.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.