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STILINGUE e Aos Fatos criam A Rede da Verdade com mentoria de Gilberto Dimenstein

Primeira plataforma dedicada à checagem de dados no Brasil, treinada exclusivamentepara o português e cultura brasileira

Com objetivo de combater notícias falsas nas eleições brasileiras, a STILINGUE, líder nacional de monitoramento de conteúdo na Internet com Inteligência Artificial, a “Aos Fatos”, agência de checagem de notícias, com a mentoria de Gilberto Dimenstein criam o Projeto ReVer (Rede da Verdade), uma aliança inédita – no Brasil e no mundo. É a primeira plataforma dedicada à checagem de dados no Brasil, treinada exclusivamente para o português e cultura brasileira.

O projeto é multidisciplinar, unindo brasileiros na vanguarda do jornalismo de dados, checagem de fatos, Inteligência Artificial, organizações da sociedade civil e desenvolvimento acadêmico. A partidária, sem predileções políticas, concentra-se na verdade dos fatos e dados, com a mentoria experiente de ícones da comunicação guiando a força de realização de jovens empreendedores.

“Observamos nos últimos anos severos danos às eleições estrangeiras pela disseminação de notícias falsas. Nos EUA, Alemanha e outros países, o uso malicioso das redes sociais, Imprensa e tecnologia influenciou negativamente a população, atrapalhou a formação de opinião e a decisão de votos. Nas Eleições no Brasil em 2018, podemos aprender com a história e evitar que nosso País seja contaminado da mesma maneira”, diz Rodrigo Helcer, CEO da STILINGUE.

Uma dupla “homem e máquina”, pioneira no Brasil para o monitoramento de detecção, prevenção e prevenção de notícias falsas. Segundo Helcer, só em portais e blogs temos mais de 100 mil notícias criadas por hora no Brasil. Em redes sociais, são milhões de publicações por hora. “Nossa missão é fortalecer o time da Aos Fatos com o que há de mais moderno em Inteligência Artificial e monitoramento de notícias digitais no BR. Queremos contribuir com a coleta robusta de publicações, detecção de padrões suspeitos, alerta de notícias virais, mapeamento do caminho das notícias e desdobramentos sobre um mesmo fato”, afirma o executivo.

O projeto conta, também, com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Ordem dos Advogados (OAB), Catraca Livre, Microsoft e Open Knowledge Brasil. Juntos, estão elaborando uma série de iniciativas anunciadas nos próximos meses.

Essa iniciativa, que surgiu para estimular o protagonismo dos brasileiros, com foco neste ano eleitoral. “Nossa expectativa é que a Rede da Verdade se estenda. Aberta a apoiadores, veículos e instituições interessados em construir um case mundial de combate a notícias falsas nas Eleições”, afirma Tai Nalon, jornalista e fundadora da Aos Fatos.

Sobre a STILINGUE
Fundada em 2014, a STILINGUE é líder nacional de monitoramento de conteúdo na Internet com Inteligência Artificial. Com uma plataforma online fortalecida por Machine Learning, Processamento de Linguagem Natural (PLN) e Visão Computacional, a empresa interpreta texto com uso da Inteligência Artificial, na língua portuguesa, por meio de reconhecimento de padrões e algoritmos, analisando uma média de 50 milhões de conteúdo diário. A STILINGUE disponibiliza Inteligência de Negócios para fortalecer e auxiliar as corporações, agências, ONGs e figuras públicas por meio do monitoramento e pulso das redes sociais e imprensa digital, insights para investimentos em mídia e Serviços de Atendimento a Clientes via Canais de Redes Sociais (SAC 2.0), a fim de dialogar com clientes e unificar conhecimento em diversas áreas de negócio. Dentre suas soluções destacam-se, War Room, Radar STILINGUE e Central de Influenciadores. No Brasil, a empresa possui uma equipe formada por mais de 70 colaboradores, entre pesquisadores, desenvolvedores, cientistas de dado e linguistas, e um leque de mais de 200 clientes dos mais diversos segmentos e portes.

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