O novo conceito adotado em engenharia de software, o método de DevOps (Desenvolvimento + Operações) está em crescimento nas organizações brasileiras, de acordo com estudos divulgados recentemente. A pesquisa apontou que 16% das empresas nacionais já usam esse modelo, mantendo o Brasil na quarta posição de aplicação do DevOps nos negócios – estando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e Suíça. Como o próprio nome sugere, o DevOps propõe um alinhamento entre as equipes de desenvolvimento e operações, otimizando processos “dentro de casa”, usando ferramentas e capacitando as pessoas. No final, o resultado é o cliente perceber um valor maior nas soluções entregues, de forma contínua e ágil, e com um alto nível de qualidade e aderência, em relação às empresas que adotam processos tradicionais de desenvolvimento.
Entre as organizações brasileiras que estão adotando o método está a Paradigma Business Solutions. Com sede em Florianópolis/SC, a empresa, que completa vinte anos em 2018, iniciou testes e pilotos para a adoção do método desde 2017. O objetivo é trazer esse novo conceito de interação de todos os players, e agregar maior participação e conhecimento do negócio. Em 2018, a empresa está realizando a implantação completa do método, mas os benefícios já foram identificados desde os testes iniciais e estudos de Pesquisa & Desenvolvimento para implantação do DevOps. De acordo com o Diretor de Tecnologia e Inovação da Paradigma, Rodrigo Werlang, os principais ganhos medidos nos testes feitos até o momento são de processos, qualidade e produtividade, aplicando automação sobre todas as etapas de desenvolvimento de software. “Algumas etapas estavam sendo executadas manualmente, então, as ferramentas vão dar uma agilidade e automação diferente na liberação de software para o mercado, a partir do conceito de DevOps. Hoje, nossos clientes já recebem atualizações periódicas das nossas soluções. Mas, com o novo método teremos ciclos menores e contínuos. Os benefícios reais serão percebidos à medida que a implantação progredir ao longo deste ano”, explica.
O método tem sido cada vez mais usado associado à computação em nuvem. Um relatório mais recente encomendado pela Freeform Dynamics analisou que as organizações que combinam DevOps e ferramentas com base na nuvem conseguem atingir a marca de 81% de melhoria na entrega de software. No caso da Paradigma, a maioria dos novos clientes captados pela empresa já estão usando o software na nuvem e não mais em instalações internas, sem haver a necessidade de investimento em infraestrutura, reduzindo gastos e potencializando a satisfação do cliente. Como consequência, o DevOps também pode ser eficaz na gestão de pessoas, segundo Rodrigo. “Como muitos métodos e tecnologias novas que estão sendo aprendidas, o nosso ambiente de trabalho tem favorecido a retenção de talentos, embora estejamos em busca contínua por pessoas que queiram agregar valor em nossa organização”, diz.
Por ser um conceito, não existe uma única fórmula para aplicá-lo. O método prega a união entre pessoas, processos e ferramentas, com o objetivo de entregar valor para o negócio de uma forma ágil e contínua. “Para implantar o DevOps, um dos fatores-chave são as pessoas. É preciso, portanto, fazer com que elas compreendam a importância e a necessidade de ter um processo ágil, uma entrega de software qualificada e que, no final das contas, isso se reverta em clientes satisfeitos”, enfatiza Rodrigo. “Tudo começa com as pessoas, a revisão de processos, o uso das ferramentas para apoiar, melhorar e dar mais agilidade. Além de mais automação desses processos/técnicos, é possível garantir a qualidade da entrega ao cliente”, complementa.
Atualmente, o DevOps está sendo aplicado como um padrão, adotado pela indústria de software mundial. Junto com a parte de desenvolvimento ágil, o método é usado para oferecer um software de ponta e funcionalidades aos clientes. “É um padrão que está sendo encarado como uma evolução para otimizar e gerar produtividade de desenvolvimento e liberação de software para o mercado”, finaliza Rodrigo.
Sobre a Paradigma Business Solutions
Fundada em 1998 em Florianópolis, a Paradigma Business Solutions atua no desenvolvimento de soluções de relacionamento e negociação eletrônica, com a maior base de portais de compras eletrônicas em operação no Brasil. É pioneira em tecnologia no desenvolvimento de soluções digitais para gestão de negócios em compras públicas, setor privado (SRM – Supplier Relationship Management) e energia (ETRM – Energy Trading and Risk Management), atendendo mais de 300 projetos para organizações privadas e do setor público. Seu centro de tecnologia está baseado em Florianópolis, enquanto o centro de negócios está localizado em São Paulo. Mais informações em: www.paradigmabs.com.br
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo