book_icon

Como a IoT pode ajudar nos desafios das grandes cidades?

Atualmente, mais da metade da população mundial reside em áreas urbanas, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A perspectiva é que até 2050, mais de 70% se concentre nas cidades, sendo que a média do crescimento anual dos moradores dessas regiões é de 1,8%. Diante desse panorama, é fácil compreender porque temas como mobilidade, saúde, energia e água são tão emergenciais para as políticas públicas, já que o aumento populacional traz necessidades, tanto na adequação da infraestrutura quanto na prestação de serviços.

Em resposta ao número de desafios apresentados, a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), se consolida como uma grande catalizadora para a promoção de serviços melhores, assertivos, inteligentes e eficazes aos municípios, auxiliando no aprimoramento da qualidade de vida dos cidadãos e proporcionando facilidades à gestão administrativa e aos processos operacionais, principalmente nas grandes metrópoles.

No Brasil, a aplicação de soluções IoT voltadas para a criação de uma cidade inteligente já está em andamento. O Smart City Laguna, projeto que está em construção, ficará em São Gonçalo do Amarante, no Ceará, e a expectativa é alta para o impacto que seu desenvolvimento poderá ter na sociedade.

Confira algumas das demandas que as soluções com Internet das Coisas podem suprir!

Energia

A IoT pode ser utilizada para auxiliar o monitoramento de instalações elétricas, por exemplo, com tecnologias de rede inteligente, medição otimizada e plataformas para a iluminação de vias. Essas tecnologias permitem que o uso da eletricidade seja mais eficiente pela aplicação de análises preditivas aos dados coletados por sensores, sejam eles nos painéis de eletricidade, nos bairros, nas ruas ou nas residências.

A disponibilidade, em tempo real, de informações sobre a qualidade do serviço pode ser fundamentais para resolver problemas de fornecimento e gerenciamento de energia em cidades de grande porte. Por outro lado, em cidades menores, os governantes podem reduzir gastos e melhorar o direcionamento de seus investimentos com base na necessidade real dos moradores.

Mobilidade

A experiência de transporte da população pode ter sua performance aprimorada por meio da análise dos dados dos sistemas de relatórios das vias de tráfego, que podem ser obtidos com o uso de sensores em câmeras de vídeo e veículos de transporte coletivo. É possível analisar o tempo de trajeto, quantidade de carros, quantidade de passageiros, entre outras informações.

Assim, a aplicação de tecnologias IoT na resolução das demandas de transporte permite que os investimentos sejam melhor direcionados, de acordo com as reais necessidades de cada percurso.

Saúde

Por meio do monitoramento da qualidade do ar, temperatura e outras situações climáticas, a IoT permite que os órgãos responsáveis sejam capazes de rastrear as condições ambientais em toda a cidade, permitindo a atuação com soluções para melhorar a qualidade de vida da população e, consequentemente, a situação da saúde pública.

Com o monitoramento das condições climáticas da cidade, os moradores podem ser incentivados a compartilharem os dados coletados por seus smartphones e smartwatches. O cruzamento dessas informações deve ajudar governantes a encontrar regiões que devem receber prioridade no investimento em infraestrutura de parques e outros espaços públicos projetados para a prática de esportes.

Coleta de lixo

Com o uso de dispositivos IoT capazes de monitorar os níveis de lixeiras públicas, o sistema de zeladoria das cidades pode ser otimizado. A automatização do acompanhamento facilita o planejamento da logística de coleta e limpeza das vias públicas, seja buscando a melhor periodicidade de execução desses serviços ou simplesmente encontrando uma rota que prioriza o esvaziamento de lixeiras com menos espaço disponível.

Manutenção de instalações

Com a tecnologia atual, é possível criar sensores capazes de detectar vazamentos de água, falhas elétricas ou até mesmo problemas em tubulações de gás. Ao conectar esses sensores à uma plataforma na Internet, os responsáveis pela manutenção dessas instalações podem tomar providências ágeis em caso de emergências.

Nesse caso, além de gerar uma economia para os recursos públicos, a IoT também pode ajudar a salvar vidas que estariam em risco por conta de acidentes provocados pela reação tardia a alguma dessas eventualidades. Por fim, a maturidade do processo de manutenção pode ajudar a melhorar o planejamento de manutenções em que é possível prever problemas de antemão.

*Gabriel Dias é Head de Internet das Coisas da Semantix

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.