A Bematech, empresa do Grupo TOTVS, acaba de dar mais um passo importante da sua jornada de transformação digital ao inaugurar a unificação das suas operações em uma só matriz, localizada em São José dos Pinhais, no Paraná. A empresa nasceu em 1987, na região, e, com o crescimento, abriu outras sedes ao longo dos anos, chegando a ter três unidades na região de Curitiba. Agora, não fazia mais sentido manter as suas atividades administrativas e de produção separadas. A inauguração da fábrica vem para reforçar, também, a sua estratégia de investir no mercado de IoT (Internet das Coisas).
Com mais de 3 mil m² e 250 colaboradores, a nova planta foi projetada para integrar todas as áreas, com modernas instalações inspiradas em open spaces e pautadas na metodologia Kaizen, de melhoria contínua. A planta fabril é dividida por 10 células de produção, cada uma com nove operadores e um facilitador, capazes de montar aproximadamente 25 mil máquinas por mês, ao todo. A cada 96 segundos sai uma impressora embalada e a cada cinco minutos é criado um Bemacash, solução da TOTVS que integra software e hardware para o varejo.
Um dos maiores diferenciais da nova fábrica é a montagem dos produtos, que ocorre somente conforme a demanda. O objetivo é tornar a produção mais ágil, ao mesmo tempo em que torna desnecessário ter grandes espaços para estoques antecipados. Todo o processo é otimizado e fica ainda mais eficaz com a adoção da filosofia Kaizen, aplicada em todos os setores da empresa.
Todo esse ambiente foi pensado também para que o colaborador de todas as áreas ajude a construir uma nova empresa, vivendo a inovação internamente e contribuindo para a jornada de transformação digital que a TOTVS como um todo está vivendo ao longo de 4 anos (2015-2019) e que está pautada em três pilares, entre eles, cultura e ambiente. Em um ambiente inspirador, o modo de agir, pensar e se comportar da companhia ganha um forte impulso, com maior integração entre as pessoas. Fato que facilita e estimula o trabalho criativo e colaborativo entre os profissionais, além de atrair novos talentos que buscam ambientes dinâmicos e estimulantes.
“Já estudávamos esse movimento, mesmo antes de fazermos parte do Grupo TOTVS, pois enxergamos a necessidade de criar um ambiente integrado, que permitisse maior comunicação entre as áreas e melhor gestão dos processos – o que resultaria no aumento da nossa produtividade. Agora temos espaços colaborativos, mais eficientes e simples, focados em nosso core business, que é o desenvolvimento de hardwares e soluções que entreguem aplicações de IoT completas para os negócios”, comenta Eros Jantsch, CEO da Bematech, na empresa desde 1993, e vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS.
Com o recente lançamento da Plataforma bema, em fevereiro, a empresa se posicionou no mercado de Internet das Coisas, focando no desenvolvimento de dispositivos inteligentes e soluções de IoT completas, prontas para a aplicação nos negócios. Para isso, a Bematech combina em seu portfólio outros diferentes produtos, como computadores, impressoras, leitores de código de barras, terminais de pedidos, tablets, gateways, sensores e impressoras.
A empresa também é atua no segmento de automação comercial e se destaca por oferecer tecnologias acessíveis, que garantem mais rentabilidade, agilidade e controle de operações aos estabelecimentos.
Foco em IoT
A sociedade é formada, cada vez mais, por seres digitais nativos. A experiência com a tecnologia tem moldado não só o relacionamento entre as pessoas, que passaram a compartilhar mais informações e opiniões, como a relação dos consumidores com as empresas. Atenta a isso, a Bematech escolheu a IoT como o seu grande motor de transformação digital e quer democratizar essa tecnologia para todos os segmentos de mercado.
De acordo com o Gartner, até 2020, serão aproximadamente 20,4 bilhões de coisas conectadas, ou seja, três vezes mais do que a população mundial. No mundo corporativo, o principal desafio é transformar dados de diversos dispositivos em informação consolidada para gerar negócios. E, para atender a essa necessidade das empresas, a Bematech investirá, até o final de 2018, R$ 9 milhões no desenvolvimento de novas soluções, incluindo plataforma, sistemas e dispositivos diversos, como gateways, sensores e impressoras inteligentes.
“Estamos desenvolvendo soluções disruptivas que atendam não só aos nossos clientes, mas também aos seus clientes. Hoje, as pessoas esperam por uma experiência diferenciada e personalizada ao entrar em uma loja, por exemplo. Entendemos que todos os setores que trabalhem com atendimento ao público, seja um varejo, hospital, hotel ou escola, podem se beneficiar muito com a utilização da tecnologia para proporcionar um serviço personalizado, capaz de promover a previsibilidade de consumo e fidelização da marca”, destaca Laércio Cosentino, CEO da TOTVS.
A união com a TOTVS trouxe ainda outros benefícios para a operação da Bematech, que já contava com quatro centros de excelência em Pesquisa e Desenvolvimento (no Brasil, China, Taiwan e Estados Unidos), e passou a fazer parte de todo um ecossistema de inovação que inclui um laboratório de User Experience em São Paulo, o UX Lab, e o TOTVS Labs, no Vale do Silício (EUA).
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo