book_icon

Colômbia inicia a transmissão das notas ficais por meio eletrônico, a exemplo dos países vizinhos

Filiais de companhias brasileiras na Colômbia ou com planos de atuarem nesse mercado devem estar preparadas para emissão das faturas digitais e compreenderem o impacto da obrigação em seus sistemas ERP
Colômbia inicia a transmissão das notas ficais por meio eletrônico, a exemplo dos países vizinhos

A Colômbia avança rumo a digitalização e entrega dos documentos fiscais para o governo por meio eletrônico. Esse cenário já foi vivenciado por outros países da América Latina, incluindo o Brasil, cujo SPED já completou mais de 10 anos com seus vários projetos que foram sendo implementados em etapas.

A obrigatoriedade das empresas estabelecidas na Colômbia de emitirem suas notas fiscais por meio eletrônico terá início em meados de 2018. A experiência da Sovos e da Paperless by Sovos, adquirida no mercado brasileiro e em outros países da Região, envolve os processos de implementação das obrigações fiscais e têm muito a agregar a esse cenário.

Pensando nas empresas brasileiras com planos de atuarem no mercado colombiano ou mesmo aquelas que já mantém suas filiais e operações no país, como Braskem, Gerdau, Votorantim, Vale, Natura, entre outras, a Sovos irá esclarecer quais são os principais aspectos sobre o início da implementação da NF-e (factura electrónica) na Colômbia durante webinar gratuito em 19/04/2018, às 14h30, com transmissão em português. O evento online será apresentado por Gustavo Gameiro, diretor de Vendas da Sovos no Brasil.

Etapas da NF-e na Colômbia
A implementação da NF-e na Colômbia também acontecerá em etapas. E da mesma forma que no Brasil, foi realizado um projeto piloto que envolveu 31 empresas do setor tecnológico. É necessária atenção aos prazos, para que se evite o risco de interrupções nos negócios, incluindo problemas operacionais e de TI – minimizando assim o risco de não conformidade e a aplicação de multas.
As grandes empresas precisam redobrar a atenção com a data de início da faturação eletrônica, pois a administração fiscal da Colômbia (DIAN – Dirección de Impuestos y Aduanas Nacionales) publicou a resolução 000010/2018, em 06/02/2018, que obriga os grandes contribuintes definidos pela DIAN (na resolução 076/2016), a faturar eletronicamente já a partir de 01/09/2018. Em outros casos, o cumprimento da norma já valerá a partir de 29/06/2018.

Assim, todas as empresas que pagam e declaram o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), de acordo com a resolução da DIAN, têm prazo para começar a faturar eletronicamente. Por este motivo, precisam estar preparadas.
As empresas com operações na Colômbia devem entrar em contato com as equipes locais, para compreenderem em qual grupo estão inseridas e verificarem se existe necessidade de atualizar as soluções existentes ou implementar a nova tecnologia. Para participar do webinar, cadastre-se no link: https://goo.gl/Ej5iWn

Agenda
Webinar: Colômbia obriga grandes contribuintes a emitirem suas notas fiscais pelo meio eletrônico a partir de setembro de 2018
Data: 19/04/2018 (quinta), das 14h30 às 15h30
Inscrições: https://goo.gl/Ej5iWn

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.