A TIM anuncia que passa a ter capacidade para cobrir todos os 645 municípios do estado de São Paulo com a tecnologia de quarta geração. A operadora fechou 2017 com mais de 3 mil cidades cobertas com a tecnologia, cobrindo 91% da população urbana. Com investimentos de R$ 12 bilhões de 2018 a 2020, a TIM continua priorizando a expansão e qualidade da rede com foco na melhor experiência dos seus clientes.
“Hoje temos não só a maior cobertura 4G do Brasil, como a melhor. Somos uma empresa marcada pelo pioneirismo e inovação. Fomos a primeira operadora a cobrir um estado inteiro do País, o RJ, em junho do ano passado. E agora chegamos na frente novamente ao levar o 4G para 100% dos municípios de São Paulo. A qualidade da nossa rede nos permitiu ser pioneiros na América Latina ao lançar novos serviços na rede 4G, como a voz em HD (VoLTE). Com a capilaridade e a qualidade da nossa infraestrutura, será possível lançar cada vez mais soluções em prol da melhoria da vida dos consumidores, do desenvolvimento da tecnologia e inovação no Brasil”, Leonardo Capdeville, VP de Tecnologia da TIM Brasil.
Com esta rápida e consolidada expansão, soluções como a voz em HD (VoLTE), que permite ligações em alta definição via rede 4G, puderam ser lançadas em mais de 1.400 cidades até agora, como São Paulo.
A TIM foi pioneira neste serviço, no qual ligações são realizadas sem ruídos, o consumo de bateria é reduzido e o tempo para efetuar a ligação é menor, passando de oito para dois segundos, em média.
A TIM prevê um investimento de R$ 12 bilhões no triênio 2018-2020 que serão indispensáveis para o cumprimento das entregas. A companhia vai ampliar o 4G a mais de 4.000 cidades até 2020, alcançando 96% da população urbana coberta com a tecnologia e levando a cobertura de fibra a três milhões de casas no Brasil e todas as cidades terão 4G na frequência de 700 MHz.
A acelerada expansão da rede 4G vem acompanhada da velocidade na prestação de serviços aos seus clientes. A operadora foi a primeira a utilizar a agregação de três frequências (1.800 MHz, 2.600 MHz e 700 MHz, nos locais onde já houve a ativação), melhorando principalmente a experiência indoor de navegação móvel de seus usuários.
São Paulo já utiliza duas frequências do 4G (1.800 MHz e 2.600 MHz) e, de acordo com o cronograma da EAD (Entidade Administradora da Digitalização)/Anatel, a faixa de 700 MHz tem previsão de ser liberada no início do segundo semestre deste ano para o estado, e será ativada na sequência pela TIM, melhorando ainda mais a cobertura dentro de casas, escritórios e shoppings centers, por exemplo.
Hoje, o 4G na TIM é a rede dominante. Mais de 80% do tráfego gerado nos smartphones dos clientes de SP vem da tecnologia de quarta geração, que contam com uma velocidade mais alta e uma latência menor (tempo de resposta de dados mais curta).
Leia nesta edição:
CAPA | TELECOMUNICAÇÕES
A uberização das telecomunicações só acelera
MERCADO
Digitalização no setor público avança em múltiplas frentes
TECNOLOGIA
RFID no Brasil: os fornecedores dizem que agora vai
Esta é para você leitor da Revista Digital:
GESTÃO
As oportunidades para o canal com o trabalho híbrido
Baixe o nosso aplicativo