book_icon

Paradigma disponibiliza versão on demand de plataforma para leilão de energia

Paradigma disponibiliza versão on demand de plataforma para leilão de energia

Buscando atender ao modelo de negociação de energia conforme a dinâmica e necessidade do setor, a Paradigma Business Solutions lançou uma plataforma 100% online e on demand para a contratação dos eventos de leilão de energia. A empresa disponibilizou o ClicBid, como um canal adicional de negociação de energia da plataforma de leilão inteligente Paradigma WBC Energy, em duas modalidades: Smart e 2Gether. Por meio da plataforma, os clientes podem comprar, vender e realizar SWAPs de energia em um sistema amigável e compatível com todas as exigências do mercado. Os agentes possuem total autonomia para realizar toda a operação do leilão na modalidade Smart ou optarem por um acompanhamento com a expertise de 20 anos da Paradigma na modalidade 2Gether. Além disso, a empresa oferece, para ambas modalidades, um mailing qualificado e focado no setor para auxiliar na divulgação do leilão com mais de 2.500 contatos.

O produto foi planejado a partir do conceito de Energy Trade 360°, que possibilita aos agentes a facilidade na tomada de decisão, com o apoio de soluções que atendem todo o ciclo de negociação e que proporcionam segurança em diferentes modalidades. Entre os benefícios, auxilia na identificação do tipo de fonte energética, prazos dos contratos, proteção a riscos em relação à ocorrência da variação de preços, e custos com a transmissão e entrega da energia. Apenas em 2017, a plataforma Paradigma WBC Energy transacionou 6.504.818 megawatts hora, com um volume negociado equivalente a R$ 1,6 bilhões.

Leilões 100% online on demand

Na modalidade Smart, o agente pode realizar o leilão com total autonomia, acessando a plataforma com um login e senha próprios, com o auxílio de vídeos demonstrativos e que também possuem a função de treinar o usuário em todas as ações que for tomar com o apoio da ferramenta. Também são disponibilizadas informações relevantes do leilão, edital, cronograma e termo de adesão e relatórios com dados pós-evento.

Na 2Gether, o agente conta com a gestão e operação do leilão pela Paradigma. Além dos benefícios oferecidos na modalidade Smart, nesta versão conta ainda com o treinamento e realização de cadastramento dos proponentes e parametrização do leilão, com apoio operacional e técnico para auxiliar o acompanhamento das ações dos participantes do leilão e das informações geradas a partir dele.

Pioneirismo e experiência

Quando ocorreu o apagão no Brasil, em 2001, a Paradigma desenvolveu a plataforma de negociação para a realização de leilões, usada desde então pela bolsa de valores de São Paulo para gerir a oferta e demanda de energia, consolidando o pioneirismo da empresa no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor. A plataforma Paradigma WBC Energy é utilizada em todos os megas leilões coordenados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Visando a troca de experiências para pesquisa, inovação e desenvolvimento acadêmico no segmento de energia, a Paradigma e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), firmaram em 2016 um acordo de cooperação universitária para ajustar o conteúdo à realidade do mercado. Além da oferta de vagas de estágio, a empresa disponibiliza para o instituto licenças de uso da plataforma Paradigma WBC Energy, que auxilia na administração dos contratos de energia e na gestão de seus negócios, com base nas flexibilidades, sazonalidades, modulação, ajustes de balanço, contabilizações e simulações do comportamento de cada cliente.

Sobre a Paradigma Business Solutions

Fundada em 1998 em Florianópolis, a Paradigma Business Solutions atua no desenvolvimento de soluções de relacionamento e negociação eletrônica, com a maior base de portais de compras eletrônicas em operação no Brasil. É pioneira em tecnologia no desenvolvimento de soluções digitais para gestão de negócios em compras públicas, setor privado (SRM – Supplier Relationship Management) e energia (ETRM – Energy Trading and Risk Management), atendendo mais de 300 projetos para organizações privadas e do setor público. Seu centro de tecnologia está baseado em Florianópolis, enquanto o centro de negócios está localizado em São Paulo. Mais informações em: www.paradigmabs.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.