book_icon

TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2018 apresenta as principais tendências em automação

TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2018 apresenta as principais tendências em automação

A era das coisas conectadas tem proporcionado grandes avanços para o setor de automação residencial, com a chegada de produtos e soluções cada vez mais práticas e inovadoras. As principais novidades dessa área serão apresentadas durante a TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2018, evento voltado ao mercado de áudio, vídeo, iluminação, automação e sistemas profissionais integrados que acontece em maio, em São Paulo.

Por trazer benefícios e agregar valor aos projetos residenciais, a automação tem se consolidado no mercado. Segundo o relatório Sebrae Inteligência Setorial, divulgado pela Associação Brasileira de Automação Residencial (AURESIDE), parceira da TecnoMultimídia, o mercado global deve de atingir US$ 58,68 bilhões em vendas até 2020 e atualmente possui um potencial de mais de 1,5 milhão de residências que podem vir a utilizar a tecnologia.

Antonio Caramico, Managing Director da Biltech, empresa importadora e distribuidora de produtos de alta tecnologia, reforça que o mercado está se desenvolvendo no caminho certo, com diversas opções de produtos e com custos mais acessíveis aos consumidores. “A instalação dos produtos de automação se tornou mais simples, principalmente, com as tecnologias de comunicação por radiofrequência. Estes sistemas não requerem infraestrutura especifica, o que proporciona instalar em empreendimentos novos ou em retrofit”, explica. A Biltech, por exemplo, irá expor um sistema de aspiração central na TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2018.

O executivo salienta ainda que os produtos cada vez mais integram diversas funções, tornando-os mais práticos. “No mercado de equipamentos de automação existem produtos integrados que além de oferecer o controle tradicional da iluminação, tem várias funcionalidades adicionais como, medição de consumo de energia, condições climáticas, alguma forma de comunicação entre as áreas do empreendimento, integração com a agenda e compromissos e a importante questão de segurança”, explica Caramico.

Tecnologias como controles integrados de acessos, climatização, som e iluminação seguem fortes nesse mercado, mas agora elas poderão ser controladas por wereables, o que vai permitir uma personalização ainda maior. Outra novidade que deve ganhar espaço nos lares são os assistentes de voz, como o Echo, que usa a Alexa, da Amazon. Embora estejam em um estágio inicial de desenvolvimento, muitos desses dispositivos já estão sendo utilizados para controlar funções da casa de maneira mais inteligente.

De acordo com o estudo QuISI, do IDC, boa parte dos brasileiros já têm entendido que ter um dispositivo inteligente pode ser algo acessível, sendo que 16,3% das pessoas entrevistadas planejam ter um dispositivo inteligente em casa entre 12 a 24 meses. “O mercado de automação residencial em 2018 tende a buscar um grande crescimento devido o avanço da tecnologia, redução dos valores e disseminação da cultura de automação, atingindo um maior público”, explica Jonathan Haubert, responsável pela área de marketing da Exatron, empresa focada em produtos e serviços para sistemas de instalações elétricas, automação predial e residencial, que irá expor sua linha de automação na TecnoMultimídia InfoComm 2018.

Além disso, as questões de segurança, são um grande atrativo. Segundo Caramico, isso é “facilmente percebido em novos empreendimentos com a preocupação de acesso e acompanhamento dos movimentos de pessoas dentro de casas e condomínios”. O levantamento QuISI, reafirma essa tendência ao mostrar que 81,3% das pessoas ouvidas acreditam que o controle de segurança seja a tecnologia mais atraente no momento.

“Os avanços tecnológicos, principalmente com a Internet das Coisas, estão tornando a implementação e o gerenciamento de sistemas de automação cada vez mais descomplicados, atraindo a atenção de muitos consumidores para produtos até então considerados inacessíveis. Na TecnoMultimídia InfoComm, temos a oportunidade de mostrar aos visitantes o quão simples e acessível pode ser instalar um sistema moderno e funcional”, explica Victor Alarcón, gerente de projetos da feira.

Além de apresentar as novidades, a TecnoMultimídia InfoComm deste ano recebe a 16ª edição do Congresso Habitar, promovido pela AURESIDE, que reúne um número expressivo de profissionais e congressistas do mercado para apresentações e debates de caráter técnico e conceitual sobre as principais vertentes da automação residencial e predial do momento.

Serviço – TecnoMultimídia InfoComm Brasil 2018

Datas: 22, 23 e 24 de maio de 2018

Horário da Exposição: 13:00 às 20:00 horas

Local: São Paulo Expo (Centro de Exposições Imigrantes)

Endereço: Rod. dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo, Brasil

Serviço de Vans: Vans do metrô Jabaquara até o São Paulo Expo

Site do Evento: http://www.tecnomultimidia.com.br/

Redes sociais (links): Facebook, Twitter e LinkedIn.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.